ARACAJU/SE, 3 de setembro de 2025 , 1:08:56

Guarda Municipal de Aracaju intensifica prevenção a crimes nos edifícios públicos

 

Em 2025, a Central de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), já identificou e atuou em 16 ocorrências envolvendo furtos e tentativas de invasão a prédios públicos da capital, resultando na condução de 26 suspeitos à delegacia. O caso mais recente aconteceu na madrugada desta terça-feira (2), por volta das 5h30, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Neuzice Barreto, bairro Cirurgia.

Assim como este, todos os casos registrados foram detectados pelo sistema de videomonitoramento da GMA, que faz o acompanhamento de câmeras espalhadas por toda a cidade. Segundo o comandante da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Ricardo Silva, o investimento em inteligência e resposta rápida tem sido fundamental para frustrar ações criminosas. “Nosso maior objetivo é evitar que as tentativas sequer ocorram. É com esse propósito que trabalhamos todos os dias, fortalecendo a prevenção e a presença da GMA nos espaços públicos. Cada caso evitado representa economia para os cofres públicos e mais segurança para a cidade”, destaca o comandante.

Com mais de 6.500 câmeras instaladas nos prédios públicos municipais e outras 72 câmeras de monitoramento de vias com capacidade de leitura de placas veiculares, Aracaju se posiciona como uma das capitais mais bem estruturadas em videomonitoramento urbano. Parte dessas câmeras é integrada com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), ampliando o alcance e a eficiência das operações com o programa Aracaju Segura.

O turno da madrugada, entre 22h e 6h, continua sendo o horário mais visado pelos invasores, que acreditam ser um momento de menor vigilância. Contudo, o videomonitoramento têm frustrado essa falsa sensação. “Muitos tentam agir durante a madrugada ou fins de semana, mas estamos sempre atentos. O sistema é monitorado 24 horas, com tecnologia capaz de identificar movimentações suspeitas, inclusive em locais de difícil acesso. Nossa equipe atua imediatamente assim que algo fora do padrão é detectado”, explica o subinspetor Ney Lúcio, integrante do CCO/GMA.

Além da infraestrutura presente nos prédios e vias públicas, o programa Aracaju Segura também conta com 10 totens de monitoramento equipados com 60 câmeras em pontos estratégicos da cidade. Esses equipamentos funcionam não apenas como dispositivos de segurança, mas também como inibidores de práticas criminosas.

A atuação preventiva da Guarda tem sido especialmente valorizada por quem vive o dia a dia nos prédios públicos. Para a secretária da EMEI Neuzice Barreto, Adriana Sampaio, a presença da GMA tem sido fundamental. “Já tivemos outras situações em que a Guarda identificou uma movimentação suspeita ainda durante a invasão e evitou o furto de equipamentos importantes para a escola. O trabalho que fazem é essencial. Isso dá tranquilidade à comunidade escolar”, afirma.

O investimento contínuo em tecnologia, capacitação e presença nas ruas fortalece a missão da Guarda Municipal de Aracaju: servir e proteger o cidadão, garantir a preservação do patrimônio público e a tranquilidade dos espaços coletivos.

 

 

Você pode querer ler também