Da redação, AJN1
No início da manhã desta quinta-feira (28), os guardas municipais lotados na Prefeitura de Aracaju fizeram um ato na sede da categoria, localizada no Parque da Sementeira, visando cobrar uma audiência com o prefeito João Alves para solucionar questões referentes ao plano de carreira, estruturação dos postos de trabalho e realização de concurso público.
Para o presidente dos Guardas Municiais de Aracaju, Ricardo Silva, a categoria precisa ser ouvida e as pautas discutidas. “Já conversamos com a secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, mas não houve avanços. Estamos pedindo melhorias nos postos de trabalho, valorização salarial e o plano de carreira, que precisa ser aprovado”.
Outra queixa por parte dos guardas é a mudança na lei 1322, que regimenta o estatuto categoria. Segundo Ricardo, depois da mudança, eles passaram a ter novas atribuições. “Deixamos de ser a força que toma conta do patrimônio público para cuidar da vida dos aracajuanos. Essas novas atribuições se conflitam com a estrutura que a guarda tem.
Atualmente, existem 480 guardas municipais para fazer a segurança patrimonial na capital.