ARACAJU/SE, 6 de janeiro de 2025 , 17:15:36

logoajn1

Hemose registrou 1.842 doações de sangue durante coletas externas em 2024

 

O programa de coleta itinerante do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou 1.842 doações de sangue durante as 27 ações realizadas em 2024. As campanhas, promovidas em parceria com municípios, empresas, instituições de ensino e religiosas, têm como objetivo captar doadores para manter os estoques de sangue e atender pacientes assistidos pela hemorrede do estado.

Doar sangue é rápido e tranquilo, como relatou Luiz Augusto Barreto, de 20 anos, que fez sua primeira doação durante a coleta externa no Shopping Riomar, em Aracaju. “Foi muito especial. Era algo que eu queria fazer há algum tempo, e essa ação externa foi uma oportunidade. Avalio como uma experiência tranquila e gratificante, por saber que, com um gesto simples, ajudo outras pessoas”, afirmou.

De acordo com a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, o trabalho desenvolvido durante as coletas externas, focado na conscientização e mobilização de cidadãos voluntários, têm alcançado resultados positivos. “Ao percorrermos os municípios e as instituições parceiras, vemos as pessoas interromperem suas rotinas para se solidarizarem com o tratamento de outras pessoas, que muitas vezes são desconhecidas. Isso é o puro exercício da generosidade e empatia”, destacou a assistente social.

Parceria
A coleta itinerante permite que as pessoas realizem doações sem precisar se deslocar até o Hemose, tornando o ato mais acessível e prático. “Hoje, todos têm uma rotina de trabalho ou estudos bastante corrida. Quando o serviço vem até as pessoas, oferece mais condições para que doem de forma tranquila”, frisou o professor Marcos Paulo Costa.

Atendimento hospitalar
O Hemocentro de Sergipe realiza captação, coleta, análises sorológicas, testes de compatibilidade, fracionamento e distribuição de sangue e hemocomponentes para a hemorrede de Sergipe, composta por 37 unidades. Entre elas estão o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), hospitais regionais de Itabaiana, Propriá, Estância, Nossa Senhora da Glória, Socorro e Aracaju, além de maternidades no estado. Essas unidades atendem pacientes em tratamento oncológico, com aplasias medulares, anemias crônicas, transplantados, cirurgias de alta complexidade e emergências.

Critérios
Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, ter idade de 16 a 69 anos, peso acima de 50 quilos, comparecer ao órgão bem alimentado, portando um documento de identificação original e oficial. Na noite anterior a doação, o indivíduo deve dormir pelo menos seis horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Mais informações por meio dos telefones (79) 3225-8019 e 3225-8039.

Você pode querer ler também