Da redação, AJN1
As imagens são categóricas: homem negro com o pênis para fora na tentativa explícita de assediar sexualmente uma mulher, nesse, caso uma passageira do transporte intermunicipal de Aracaju, durante trajeto da linha Santa Maria/Mercado. Para azar do suposto tarado, a mulher filmou o momento em que estava sendo importunada.
É possível ver e ouvir, por meio das imagens, que a mulher, após flagrar o ato abjeto, pergunta ao homem se ele sabia o que estava fazendo.
— É bonito o que você está fazendo?
Ele, então, se assusta, põe o membro de volta para dentro da bermuda e retruca:
— Fazendo o quê?
Depois, aos prantos e externando nervosismo, a mulher ordena que ele saia de perto dela:
— Saia daqui, saia de perto de mim. É bonito o que você está fazendo comigo?
Ele volta a negar:
— Está viajando é?
A moça continua a mandá-lo embora:
— Saia de perto de mim, estou lhe filmando, você está colocando a sua (r…) para fora! Licença, eu estou te filmando e o povo está vendo. Moço, pare o ônibus por favor!
O homem se levanta, assustado, e continua a negar os fatos:
— O que é que estou fazendo? Quer para você?
Outro passageiro toma as dores da mulher e o expulsa a socos e pontapés, momento em que o suspeito evade-se do local, nas imediações da avenida Ivo do Prado. A informação preliminar é que o suspeito foi morto a tiros horas depois.
A mulher chora copiosamente e é amparada pelos demais passageiros.
Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) disse que o caso está sendo apurado pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), sob o comando da delegada Renata Aboim, a qual vai oficiar o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) visando recolher as imagens do circuito de segurança do ônibus. Até o momento não foi registrado o boletim de ocorrência. Sendo constatado o caso, a vítima e testemunhas serão ouvidas para iniciar o trabalho de identificação do suspeito.
Já o Setransp disse o seguinte:
“Seguindo também o procedimento, as imagens de segurança do veículo já estão sendo encaminhadas à Polícia Civil para auxiliar no processo de investigação e busca do indivíduo que fugiu do local. O Setransp realiza campanhas frequentes contra o assédio sexual no transporte público e frisa que, com apoio do Sest Senat, os motoristas passam por cursos de prevenção e combate a esse crime, assim como noções de outros procedimentos de segurança no transporte. De igual modo, número de Disque Denúncia e Emergência estão afixados no interior dos ônibus incentivando os passageiros a denunciarem”.