Da redação, AJN1
O pedreiro Evando dos Santos, 57, ou o “Homem Livro” como é conhecido nacionalmente, está de volta à Aracaju e promove neste sábado (24) o sexto ‘Arrastão Literário Tobias Barreto de Menezes”. A ação, que terá a distribuição de mais de mil revistas em quadrinho da Turma da Mônica, acontece das 9h às 10h30 no Calçadão da rua João Pessoa. Além da capital, o “Homem Livro” estará fazendo doações de revistas em uma escola do povoado Arrodeador, em Muribeca, e na cidade de Nossa Senhora da Glória.
“Vamos começar a partir da Praça Fausto Cardoso até o final do Calçadão. No percurso irei declamar poemas da escritora sergipana Gizelda Moraes”, explica Evando dos Santos, que há 19 anos montou uma biblioteca comunitária Tobias Barreto de Menezes na Vila da Penha, zona norte da capital fluminense. “O projeto da biblioteca foi assinado por Oscar Niemeyer e hoje temos nela mais de 70 mil livros, que a população tem acesso de forma gratuita”, diz o pedreiro sem esconder o orgulho do trabalho que realiza.
Analfabeto até os 18 anos, Evando dos Santos lembra que aprendeu a ler através da Bíblia. “Aprendi a ler através da Biblia. Antes era como se vivesse na escuridão. Já colaborei com a criação dde 56 bibliotecas no Brasil e para o estado de Sergipe já foi doado mais de 14 mil livros”, lembra o sergipano de Aquidabã que há 45 anos se radicou no Rio de Janeiro, mas sem perder os laços com o seu estado de origem.
Por onde passa, Evando dos Santos chama a atenção, pois em suas ações usa uma roupa feita com recortes de jornais e com trechos de poemas impressos. No “arrastão” que vai realizar em Aracaju não será diferente. No entanto, na roupa estarão impressas fotos antigas da capital. “Acredito que todos irão gostar. O gosto pela leitura deve ser incentivado. Além das revistas que vou distribuir no Calçadão, vou doar outras mil para duas escolas de Glória e Aquidabã. Será ótimo começar o ano letivo despertando o gosto pela leitura”, afirma.