Da redação, AJN1
Equipes da Polícia Militar estão mobilizadas para recapturar três homens que fugiram na noite de ontem (27), do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) da Secretaria de Justiça, Trabalho e Defesa do Consumidor (Sejuc), localizado no bairro América em Aracaju. Os pacientes foram identificados como sendo Matheus Phelipe Souza Braga, o “Matheus Playboy”, 26, que responde por homicídio; Wesley dos Santos Costa, 24, que responde por tentativa de homicídio; e Valério Xavier da Silva, 44, que responde por estupro e homicídio de uma criança de 11 anos.
De acordo com a Sejuc, a fuga ocorreu por volta das 19h30 de ontem, depois que os internos receberam a medicação de rotina. Para escapar da unidade Matheus Phelipe e Wesley dos Santos, que estavam no Pavilhão 1 da Ala A na cela 6; e Valério Xavier que estava na cela 5, fizeram um buraco nas paredes e depois escalaram o muro.
Logo após a descoberta da fuga, a PM foi acionada. Imagens de câmeras de segurança de imóveis próximos a unidade de Custódia foram recolhidas e os militares iniciaram as buscas. No entanto, até a manhã de hoje (28) não havia informações sobre a recaptura dos fugitivos.
Segundo a Sejuc, em quatro anos, esta é a segunda ocorrência de fuga registrada em todo o sistema prisional do Estado de Sergipe, tendo uma acorrida em maio de 2020 no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), onde cinco internos se evadiram e três foram localizados.
Quem tiver alguma informação que possa auxiliar na recaptura dos fugitivos deve repassá-la à polícia através dos números 181 (Disque Denúncia) ou 190 (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública – Ciosp).
Histórico
Valério Xavier estava internado no HCTP por determinação da Justiça por ter estuprado e matado uma criança de 11 anos, na antiga estação ferroviária de Propriá. De acordo com os autos do processo, no dia 15 de julho de 2007, o acusado ofereceu dinheiro para atrair a criança para o local do crime. Na antiga estação ferroviária, ele imobilizou o menino e o estuprou. Na sequência, utilizou as roupas da vítima para matá-la por asfixia.
O outro fugitivo, Wesley dos Santos foi encaminhado ao Hospital de Custódia por conta de uma tentativa de homicídio no bairro Lamarão, na zona norte de Aracaju. Enquanto Matheus Phelipe responde por um homicídio ocorrido em janeiro do ano passado na praia da Cinelândia, na Orla da capital. Ele foi preso em outubro do ano passado no bairro Cruzeiro em Campina Grande (PB), em uma operação que envolveu as polícias de Sergipe e da Paraíba.