Nesta terça-feira (27), o IBGE iniciou o recenseamento na ilha Men de Sá, em Itaporanga d’Ajuda. A estimativa é que 200 domicílios sejam visitados. A ilha, que fica às margens do rio vaza-barris, recebeu também a visita de dois observadores do Rio de Janeiro, um servidor do IBGE e um doutorando da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). Junto aos observadores, o IBGE enviou supervisores e coordenadores de área ao local.
O objetivo da visita é aprimorar aspectos técnicos da coleta para as próximas operações censitárias, além de fortalecer a pesquisa acadêmica na área estatística.
Ao final da visita, os observadores preenchem um relatório informando as dificuldades do recenseador em campo, questões técnicas ligadas à supervisão, o funcionamento do equipamento dispositivo móvel de coleta (DMC), a forma como ocorreu a abordagem aos domicílios, dentre outros aspectos.
Em todo o território nacional, o Censo será realizado até o dia 31 de outubro. Até o momento, a pesquisa já recenseou mais de 95 milhões de pessoas no país, sendo mais de 1 milhão no estado de Sergipe.