ARACAJU/SE, 1 de maio de 2025 , 10:47:26

Iguá inicia operação dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Sergipe

 

A partir desta quinta-feira, 1º, a Iguá Sergipe inicia a fase de operação plena para garantir a universalização do saneamento básico no estado. Após o período de operação assistida, a partir da assinatura do contrato, em dezembro de 2024, a concessionária assume efetivamente a responsabilidade pela distribuição de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 74 dos 75 municípios sergipanos. A concessão parcial dos serviços que eram operados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) tem duração de 35 anos, devendo beneficiar mais de 2 milhões de usuários nesse período. A atuação da nova concessionária foi detalhada aos prefeitos dos municípios que serão atendidos durante a 2ª Assembleia Ordinária do Colegiado da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe (Maes), realizada na tarde dessa quarta-feira, 30.

Para atingir as metas de universalização dos serviços de água e esgoto, a Iguá deverá investir em Sergipe R$ 6,3 bilhões, durante sua operação no estado. Nos primeiros anos, a empresa se concentrará em ações estruturantes e obras prioritárias, com base no plano de metas e no plano diretor, que será elaborado em até 18 meses.

Mudanças
A partir de 1º de maio, os clientes deverão buscar a Iguá Sergipe por meio do atendimento on-line ou presencial para esclarecimento de dúvidas ou solicitação de serviço referente à distribuição de água e ou coleta e tratamento de esgoto, segunda via de conta ou alteração de titularidade. A Iguá Sergipe oferece atendimento pelo aplicativo Digi Iguá, número 0800 400 4482 (ligação e WhatsApp), e mais de 78 pontos físicos em todo o estado. Na capital, a concessionária terá lojas nos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceacs) do Riomar Shopping, Rua do Turista, Aracaju Parque Shopping e no da Rodoviária Nova.

Todos os serviços referentes ao abastecimento de água e esgotamento sanitário poderão ser realizados nos pontos de atendimento presencial, assim como canais digitais. As orientações para cadastro e uso da plataforma estão disponíveis em www.digiigua.igua.com.br. Já a partir do mês de junho, as faturas com a marca Iguá começarão a ser emitidas.

Débito
Clientes que ainda possuam débitos junto à Deso deverão procurar os canais de atendimento da Iguá Sergipe, para consultar as opções de parcelamento, uma vez que os valores não serão automaticamente transferidos para a nova concessionária.

Já os clientes optantes pelo débito automático e que quiserem manter essa forma de pagamento terão que fazer um novo cadastro junto à instituição bancária, já que a autorização anterior não será transferida da Deso para a Iguá.

Patrimônio dos sergipanos
Empresa pública patrimônio dos sergipanos, a Companhia de Saneamento de Sergipe continuará existindo, tendo como o controlador o Estado. A Deso seguirá como responsável pelos serviços de captação da água bruta e tratamento de água que será vendida à Iguá. O trabalho das duas empresas, cada uma em sua frente de atuação, visa o cumprimento da Lei do Novo Marco do Saneamento, que estabelece a universalização do abastecimento de água até 2033.

Já a regulação e fiscalização dos serviços contratados seguem sob responsabilidade da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese).

Concessão parcial
Em setembro de 2024, os serviços de abastecimento de água e esgotamento da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe foram leiloados na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. A Iguá Saneamento foi a vencedora da concessão parcial de dois dos quatro serviços que eram executados pela Deso, que incluem o abastecimento de água e o esgotamento sanitário. Pelo projeto de concessão parcial da Deso, que já havia tido destaque pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Sergipe recebeu menção honrosa no Prêmio P3C 2025.

Você pode querer ler também