O impostômetro mantido pela Faculdade Maurício de Nassau foi reinaugurado no último sábado (21), durante o Feirão do Imposto em novo endereço. Agora, o equipamento está localizado no campus da Maurício de Nassau, que fica na Avenida Poeta José Sampaio, 859, esquina com a Avenida Augusto Franco.
O painel vai atingir nesta segunda-feira a marca dos R$ 800 bilhões arrecadados em tributos de janeiro até o momento. O principal propósito do impostômetro é deixar mais claro para o contribuinte o quanto é arrecadado em impostos em todo país e com isso contribuir para alertar a população para a necessidade de cobrar de seus governantes a aplicação correta desses recursos, ou seja, o retorno em benefícios para sociedade.
De acordo com o diretor da Faculdade Maurício de Nassau, Wagner Soares, “é papel da Instituição ampliar o conhecimento da população, pois, através da informação é possível cobrar a aplicação dos tributos para melhoria da qualidade de vida e bem-estar social”.
Impostômetro em Sergipe
Inaugurado no dia 12 de setembro de 2015, o impostômetro faz parte das ações de responsabilidade social promovidas pelo grupo Ser Educacional, mantenedor das Faculdades Maurício de Nassau em todo o país. O impostômetro sergipano foi o 8º implantado através da rede de IES’s, a exemplo de outras capitais como Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió.
O equipamento é atualizado em tempo real com os dados fornecidos pelo IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. A contabilização dos impostos é feita considerando os valores arrecadados em tributos pelas três esferas de governo: impostos, taxas e contribuições, além de multas, juros e correção monetária.
O impostômetro foi idealizado pelo IBPT e o projeto inicial foi inaugurado em 2005, em São Paulo, em parceria com a Associação Comercial do estado. Em 2015, 10 anos após a criação do aparelho, a arrecadação chegou a marca histórica dos R$ 2 trilhões, o fato foi registrado pelo aparelho em Sergipe.
Pelo portal www.impostometro.com.br, o contribuinte pode verificar mais informações como a arrecadação por município, estado e união, além de descobrir o que seria possível fazer com os valores apresentados.
Com informações da Assessoria