A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) iniciou ontem (9) o trabalho de recuperação do Terminal de Integração Leonel Brizola, mais conhecido como Terminal da Zona Oeste. A obra é em caráter emergencial e a empresa responsável é a MWG, que está tomando todas as medidas necessárias para o reparo da estrutura metálica e oferecer segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo.
Os reparos estão concentrados na área mais crítica: a plataforma 10, que apresentou pontos de ferrugem nas estruturas metálicas, elevando o risco de desabamento, comprometendo toda a segurança. Agora todo o trabalho está sendo feito para reforçar os pilares, as bases de concreto, as tesouras (chapas metálicas) e a substituição dos cabos de aço que sustentam toda a parte superior do terminal. Na substituição das estruturas foi utilizado o material em aço de carbono que tem a durabilidade maior diminuindo o desgaste natural das peças.
O analista do setor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Paulo César Nascimento, disse que, por se tratar de uma obra emergencial, foi escolhido o melhor material para o local. "Estamos trabalhando juntamente com a empresa MWG para realizar os reparos o mais rápido possível e deixar seguro todo o terminal. Os produtos usados são os melhores que temos no mercado para oferecer segurança a todos que transitam pelo local", disse.
Já o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, ressaltou que o problema no terminal foi detectado pelos técnicos da SMTT há um mês e que os reparos só foram iniciados por questões meramente burocráticas.
Ainda não há uma data definida para o término da obra.