Da redação, AJN1
As fortes chuvas, acompanhadas por descargas elétricas (raios e trovões), que atingiram o estado de Sergipe no último fim de semana deixaram as Defesas Civis dos municípios em alerta. A previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, é que o efeito ainda pode se repetir nesta segunda-feira, 29, e se prolongar durante a semana em todo o Estado.
No município de Canindé de São Francisco, no Alto Sertão, até a manhã de hoje, 39 famílias foram retiradas de casas inundadas pelas fortes chuvas. Segundo a Prefeitura do município, seis famílias estão em abrigos e as outras em casas de parentes.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, foram cerca de 133 milímetros (mm) de chuva na cidade. Dois homens, um de 35 anos e outro de 62 morreram após o veículo em que estavam cair em um riacho e ser arrastado. Outros dois ocupantes do carro conseguiram sair com vida. Além disso, uma casa desabou, órgãos públicos foram atingidos e crateras se formaram em ruas da cidade.
Em Aracaju, até o sábado, 27, já havia chovido quase o tripulo da média histórica para o mês de novembro que era 47,1 mm. O acumulado chegou a 134 mm, sendo 114 nas últimas 48 horas. Três chamados foram recebidos pela Defesa Civil Municipal: um ponto de alagamento na Jabotiana e dois atendimentos a residências no São Conrado e no Aeroporto.
O coordenador técnico e operacional da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo disse que “a equipe esteve no local e não verificou nenhuma situação que demandasse interdição ou desalojamento”.
Nos municípios de São Cristóvão, Aquidabã, Cedro de São João, Poço Redondo e Poço Verde também tiveram registros de alagamentos.