O programa Inova Jovem 2025, competição nacional de empreendedorismo da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), está com inscrições abertas para estudantes de 13 a 21 anos matriculados no ensino médio regular ou técnico de qualquer escola do Brasil. A competição é virtual e gratuita e oferece capacitações, mentorias e prêmios em dinheiro e benefícios.
As inscrições podem ser feitas em equipes de três a cinco pessoas até o dia 19 de setembro ou enquanto durarem as vagas, conforme o Regulamento da competição. Destaca-se que haverá a interpretação simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em etapas abertas ao público e que o serviço também será disponibilizado nos eventos fechados que haja participantes que se declararam surdos. Acesse aqui e faça sua inscrição.
O programa já capacitou mais de 4.500 estudantes e acontece de forma totalmente virtual, visando a participação de pessoas de todo o país. Em sua 12ª edição, a competição tem o objetivo de estimular o empreendedorismo como opção de carreira entre os jovens, oferecendo capacitações sobre como modelar um negócio a partir de uma ideia ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Adotar o modelo virtual na competição nos permitiu ampliar o acesso dos participantes às capacitações gratuitas de empreendedorismo. No ano passado, tivemos o alcance de pessoas de 12 estados diferentes do Brasil, alcançando três regiões do país: nordeste, sul e sudeste. Estamos animados em ver mais jovens de diferentes partes do Brasil na competição deste ano”, comenta Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp.
Para Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, área que organiza o Inova Jovem, a competição também fortalece a rede de conexões entre escolas, professores e jovens de diferentes regiões do país. Em 2024, por exemplo, foi registrado inscritos de 50 escolas diferentes, com o maior número de participantes (46%) sendo do ensino médio técnico público.
“Todos os anos contamos com professores parceiros que incentivam ativamente a participação dos alunos no Inova Jovem, alguns chegam a oferecer pontuação extra como estímulo. Em 2024, por exemplo, uma professora do SESI Dionísio Marques de Almeida, em Patos, na Paraíba, mobilizou toda a turma para se inscrever, resultando na vitória de uma equipe da escola. Esse engajamento é fundamental para que os estudantes se sintam apoiados e motivados a participar”, destaca Kishi.
Como funciona a competição nacional de empreendedorismo?
O programa Inova Jovem é uma competição estruturada em etapas, nas quais os participantes precisam assistir às capacitações e realizar entregas obrigatórias para avançar de fase. Seis equipes chegam à final e disputam em duas categorias: Avaliação da Banca e Voto Popular.
O programa começa com dois workshops: um sobre modelagem de negócios utilizando a ferramenta Business Model Canvas e outro sobre negócios de impacto socioambiental e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na sequência, as equipes têm a oportunidade de participar de mentorias com profissionais do mercado, que auxiliam no aprimoramento dos negócios.
Concluídas essas etapas, os participantes devem entregar suas ideias modeladas em um Business Model Canvas (BMC) escrito, que será avaliado. Todos que entregarem o trabalho recebem um treinamento geral de pitch. As seis equipes com as melhores notas avançam para a final e participam ainda de um treinamento de pitch individualizado.
Saiba como fazer a inscrição na competição
Os interessados em participar devem reunir suas equipes e realizar a inscrição em duas etapas. Na primeira, uma pessoa representando o time deve preencher o formulário de inscrição de equipe. Posteriormente, é a vez do formulário individual (o link será enviado por e-mail após a inscrição geral), no qual todos os membros devem preencher e os menores de 18 anos devem inserir um termo de autorização dos responsáveis.
A inscrição do time só é válida após a finalização das duas etapas de inscrição por todos os membros da equipe, ou seja, se um dos membros não preencher o formulário individual ou não enviar o termo de autorização dos responsáveis devidamente assinado, o time inteiro será automaticamente desclassificado. No momento da inscrição de equipe, o grupo deve informar uma ideia inicial de negócio que esteja atrelada com um dos ODS da ONU para trabalhar nas atividades práticas.
Conheça os prêmios do Inova Jovem 2025
As equipes finalistas do programa Inova Jovem 2025 disputam em duas categorias de premiação: Avaliação da Banca e Voto Popular. A primeira é definida por um júri, enquanto a segunda é escolhida pelo público conectado ao vivo e que poderá votar na melhor apresentação de pitch, durante a final. Os resultados são anunciados ao vivo no evento de encerramento.
Na categoria Avaliação da Banca, cada integrante da equipe vencedora recebe R$ 1.000 (valor bruto), certificado de vencedores da edição, acesso por um ano aos cursos da FM2S – Educação e Consultoria e um roteador de internet de alta potência oferecido pela Neger Telecom, ambos patrocinadores da competição. Já na categoria Voto Popular, os vencedores ganham acesso por seis meses aos cursos virtuais da FM2S e um certificado de reconhecimento referente à categoria.
Além desses prêmios, os demais finalistas também recebem certificados de participação na final e, neste ano, todos os finalistas e vencedores têm a oportunidade de participar de um processo seletivo para um estágio de verão virtual remunerado na Agência Sabiá, também patrocinadora do Inova Jovem 2025.
Sobre o Inova Jovem
O programa Inova Jovem, criado e organizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp, é uma competição nacional de empreendedorismo para capacitar alunos matriculados no ensino médio regular ou técnico em modelagem de negócios e inovação. Em 11 anos, o programa já atraiu mais de 4.500 inscritos.
A competição é realizada desde 2020 no formato totalmente virtual, possibilitando a inscrição de alunos de qualquer região do país. Além disso, o programa possui o recurso de interpretação simultânea em Libras em todos os seus eventos para pessoas que necessitam dessa acessibilidade.
O programa é gratuito e visa difundir o empreendedorismo como opção de carreira para os participantes.
Fonte: Inova Unicamp