Da redação, AJN1
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adiou para o próximo dia 24 de agosto, a reabertura gradual de suas agências físicas em todo o país, devido à pandemia do novo coronavírus. A Portaria 36 resulta de decisão conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, e do INSS. O anúncio foi publicado na manhã desta quarta-feira (29), no Diário Oficial da União.
O Instituto havia agendado o retorno das atividades presenciais para a próxima segunda-feira (3). Os serviços, entretanto, continuarão a ser feitos exclusivamente de forma remota, até o dia 21 de agosto, pela Central Telefônica 135, pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS. O atendimento remoto terá continuidade depois da reabertura das agências, destacou o instituto.
A mudança de data, segundo o INSS, visa evitar a aglomeração de pessoas. Quando as atividades presenciais forem reiniciadas, terão prioridade os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Serão retomados também a justificação judicial e o atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.
Em Sergipe
Em Sergipe, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe (Sindiprev) já havia decidido, em assembleia realizada na segunda-feira (27), que os servidores do Instituto não iriam retornar às atividades no dia 3 de agosto, alegando falta do cumprimento do Protocolo de Segurança Sanitária para frear a proliferação da covid-19 nas agências do estado.
“Nós não somos contra a reabertura. Somos contra a abertura para atendimento presencial sem o protocolo que garanta a segurança para segurados e servidores, fora do aumento do pico da covid– 19”, informou o Coordenador Geral do Sindiprev, Joaquim Antonio.
“A categoria, preocupada com a segurança sanitária aos segurados e servidores, já havia decidido pelo não retorno previsto para o dia 3 de agosto”, complementou Joaquim Antonio.