Para garantir a emissão e entrega da Carteira de Identidade Nacional (CIN) a cada vez mais sergipanos, o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) conta com atendimento prioritário e sem agendamento para autistas e também para pessoas com deficiência. O atendimento prioritário é considerado um serviço porta aberta e está disponível em todos os postos do IIWSG, tanto na capital quanto no interior do estado.
De acordo com o diretor do IIWSG, Jenilson Gomes, o serviço porta aberta atende à legislação para assegurar o documento de identificação, de maneira humanizada e de forma ágil. “Uma vez comprovada a deficiência ou o autismo, o cidadão tem direito ao atendimento sem a necessidade do agendamento prévio”, ressaltou.
Para as pessoas com autismo, a prioridade é ainda mais alta, respeitando as especificidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como evidenciou Jenilson Gomes, diretor do Instituto. “O compromisso do Instituto de Identificação é que o atendimento seja imediato, desde que haja disponibilidade do guichê de atendimento”, destacou.
O atendimento prioritário é fornecido em todos os postos do IIWSG, o que facilita o acesso do cidadão ao documento de identificação. “O cidadão pode procurar a unidade mais próxima, o que garante economia financeira e também o conforto. As nossas equipes estão capacitadas para atender da melhor forma esses cidadãos”, ressaltou Jenilson Gomes.
Para o atendimento prioritário, a orientação é que o cidadão compareça aos postos do IIWSG no início do expediente, “pois cada posto tem sua capacidade de atendimento. Então, para que o cidadão seja atendido no mesmo dia, é fundamental procurar o posto no início do expediente, munido das documentações necessárias para a emissão da Carteira de Identidade Nacional”, reforçou o diretor do Instituto de Identificação.
Documentos obrigatórios
Para o atendimento, é preciso que o cidadão compareça às unidades do IIWSG com o registro civil. “Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, se é ou já foi casado. Caso o cidadão seja divorciado, é fundamental que essa informação esteja averbada na certidão de casamento, da mesma forma os casos de viuvez. Em todos os casos, também é preciso ter o CPF em mãos”, especificou o diretor do IIWSG.
Demais grupos prioritários
Além dos autistas e pessoas com deficiência, também fazem parte dos grupos prioritários – que não precisam de agendamento para atendimento no IIWSG – pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com fibromialgia, pacientes oncológicos – com documentos comprobatórios da patologia – crianças menores de 2 anos, grávidas e puérperas.
Postos de atendimento
O IIWSG conta com mais de 70 unidades, distribuídas pela capital, Região Metropolitana e interior do estado. Na maioria das unidades, o expediente tem início às 7h e segue até as 13h, mas há postos que funcionam no período da tarde. A lista de postos – com endereços e horários de funcionamento – está disponivel no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP).