A partir da próxima segunda-feira (15), quem precisar utilizar os serviços do Instituto de Identificação deverá se deslocar a nova sede do órgão que passará a funcionar do Complexo da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) na rua Basílio Rocha, esquina com São Cristóvão, no bairro Getúlio Vargas. O prédio também irá abrigar o Instituto de Criminalística. A mudança tem como objetivo oferecer um melhor atendimento aos usuários, além de oferecer mais conforto e comodidade aos papiloscopistas e peritos criminais.
De acordo com o coordenador Geral de Perícias, Moisés Chagas, a centralização das unidades vai dar mais celeridade aos serviços, trazendo inúmeros benefícios para a população: “Com a Coordenadoria de Perícias e os Institutos de Identificação e Criminalística atuando juntos, os cidadãos poderão ter acesso, no mesmo local, a diversos serviços, como confecção de carteiras de identidade, consulta de processo de perícia criminalísta. Isso vai proporcionar mais celeridade aos procedimentos, deixando a população mais confortável e satisfeita”.
O prédio conta com 46 salas, sendo 19 no pavimento térreo e 27 na parte superior, com laboratórios de balística, de documentoscopia, de análise de droga bruta. Além de um novo e moderno laboratório de papiloscopia para análise de fragmentos de impressão em local de crime. Com o funcionamento do Complexo, a capacidade de atendimento dos dois institutos será ampliada em quase 100% em relação aos números atuais.
Ainda segundo Moisés Chagas, a construção do Complexo demonstra a preocupação, tanto do Governo do Estado quanto da Secretaria de Segurança, em investir cada vez mais na modernização da rede de segurança pública.
“Sabemos que o objetivo, não apenas do governador Jackson Barreto como do secretário João Batista, é servir melhor à sociedade e para tal, a emissão de documentos era uma das dificuldades que atingiam principalmente a população do interior. Com este Complexo, conseguiremos proporcionar mais agilidade aos serviços, o que implicará em um melhor atendimento à população”, ressaltou o coordenador.
* Com informações da SSP