ARACAJU/SE, 28 de outubro de 2024 , 12:33:26

logoajn1

Interligação de avenidas acesso a zona sul da capital

Diariamente, 158 profissionais se revezam nas diversas frentes de trabalho da obra de interligação das avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto. Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), a obra possibilitará a criação de um novo corredor viário em Aracaju.

 

Segundo o secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o andamento dos trabalhos tem seguido o cronograma previsto. “Na nova alça do viaduto estamos concluindo os blocos de encontro que farão a interseção com a nova e finalizando a colocação dos tubos metálicos sobre as barreiras”, explica.

 

Ele acrescenta que nas outras duas frentes, os trabalhos também estão acelerados. “Na avenida Quirino já concluímos 60% da rede de drenagem e estamos fazendo o lançamento final dos canteiros, bem como os serviços de sub-base nos dois lados da via, enquanto que nas proximidades do rio Poxim, quatro bate-estacas estão realizando a cravação do bloco A”, detalha.

 

O secretário ressalta que a interligação das avenidas integra um conjunto de obras do governo estadual para a melhoria na fluidez de veículos nas principais vias expressas da capital, planejadas para as próximas décadas.

 

“O governador Jackson Barreto reconhece que os problemas de mobilidade no trânsito é algo que tende a aumentar com o passar dos anos, por isso vem realizando intervenções dessa natureza nos principais pontos de acesso à capital e em importantes vias expressas, a exemplo da nova entrada de Aracaju pelas BRs 101 e 235, os novos sistemas viários do entorno do aeroporto Santa Maria e do Centro Administrativo, além do alargamento de avenidas na zona norte, na divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro”, enfatiza Valmor Barbosa.

 

Obra

 

Com investimentos no valor de R$ 40.184.425,70, provenientes do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), dos quais R$ 18.295.209 serão destinados a desapropriações de áreas de imóveis, a intervenção compreende a construção de uma avenida com duas pistas de rolamento, de nove metros cada uma, uma alça de concreto armado paralela ao viaduto do Detran, dois passeios (2,5 metros cada), duas ciclovias (1,5 metros cada), canteiro central com oito metros e iluminação pública, além da construção de duas pontes sobre o rio Poxim e uma sobre o riacho Pitanga), totalizando 3.950 metros de extensão.

 

A interligação das avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto será uma das maiores contribuições para o avanço da mobilidade urbana da capital, realizadas pelo executivo estadual.

 

Fonte: ASN

 

Você pode querer ler também