Na última sexta-feira (13), uma reunião entre a direção do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad), a Coordenação de Concurso Vestibular (CCV) – ambos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – e a direção do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), o presídio de São Cristóvão, resultou na participação de 13 candidatos internos do complexo penitenciário no processo seletivo para ingresso na UFS.
De acordo com o diretor do Cesad, professor Péricles Andrade, foram discutidos todos os procedimentos para a aplicação das provas, previstas para o dia 29 de setembro deste ano. “Essa iniciativa segue as diretrizes inclusivas da modalidade EaD, que rompe barreiras físicas e geográficas entre uma parcela da sociedade e o Ensino Superior, evidenciando a sua relevância social ao permitir o acesso daqueles que têm dificuldades em ser inseridos, por diversas razões, nos cursos superiores ofertados na modalidade presencial”, resumiu Péricles, que responde também pela coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFS.
Para ele, a oportunidade vem para auxiliar no processo de ressocialização dos internos. “Essa ação busca contribuir de forma significativa para o processo de ressocialização no âmbito do sistema prisional em Sergipe. A expectativa é ampliar o processo seletivo para outras unidades do sistema prisional de Sergipe”, afirmou.
As provas serão aplicadas em uma sala do presídio por uma equipe da CCV, das 9h às 13h, com monitoramento da Polícia Penal. Além do professor Péricles, participaram da reunião o coordenador e o servidor da CCV, Manuel Leite e Sidney Santos, respectivamente; o diretor e a vice-diretora do Copemcan, Emerson França e Mônica Soares; a diretora de Reinserção Social da Secretaria de Estado da Justiça, Edjane Marinho; e as coordenadoras da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, Marli Cunha e Hérika Matos.
Fonte: Ascom UFS