A ativista Janaína Dutra é a homenageada pelo Google no Doodle desta terça-feira (30). A ilustração celebra o 61º aniversário da militante. Nascida em 1960, a cearense foi uma das principais lideranças na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, sendo reconhecida como a primeira travesti a ter uma carteira profissional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Janaína Dutra morreu de um câncer de pulmão aos 43 anos, em 2004.
O Doodle de Janaína Dutra está sendo exibido em todo o Brasil, nos desktops e nas versões do buscador para celulares Android e iPhone (iOS). Ao clicar na imagem, o usuário é redirecionado para os resultados de pesquisa sobre a advogada ativista. Há também um botão para compartilhar a homenagem por e-mail, Facebook ou Twitter.
Quem foi Janaína Dutra
Janaína é um exemplo da importância do apoio familiar na vida das pessoas LGBTQIA+. Nascida em Canindé, interior do Ceará, ela enfrentou a transfobia desde muito nova. No entanto, sua irmã a levou para estudar em Fortaleza e, aos 26 anos, Janaína se formou em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
A ativista sempre colocou sua formação a serviço da comunidade LGBTQIA+. Durante os anos 80 — auge da epidemia de HIV —, Janaína criou a primeira campanha prevenção do HIV no Brasil focada na população transgênero, iniciativa realizada em parceria com o Ministério da Saúde.
A advogada esteve presente na fundação do Grupo de Resistência Asa Branca, em 1989, onde cumpriu papel de assessora jurídica e vice-presidente. Além disso, Janaína foi a primeira presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac), que fundou em conjunto com a travesti Thina Rodrigues.
Fonte: TechTudo