Segundo dados oficiais, o Japão ultrapassou hoje, dia 28 de abril, a marca de 10 mil mortes por Covid-19. Foram registrados exatamente 10.055 mortos desde o início da pandemia. Em janeiro deste ano o país chegou a ter quase oito mil casos confirmados em apenas um dia.
O governo decretou estado de emergência após o que vem sendo chamado pelos pesquisadores de 4ª onda de Covid no país. Pelo terceiro dia consecutivo a Terra do Sol Nascente registrou mais de cinco mil novos casos. Tudo isso às vésperas dos jogos Olímpicos de Tóquio.
A abertura das Olimpíadas está marcada para o dia 23 de julho. O governo diz que, apesar do estado de emergência, procurará garantir a segurança sanitária de todos que participarão do evento. Por enquanto os Jogos estão mantidos, porém sem a presença de torcedores estrangeiros nas arenas.
Além de Tóquio, o estado de emergência se estende às cidades de Kyoto, Osaka e Hyogo. O primeiro ministro Yoshihide Suga disse que a medida entra em vigor neste domingo, dia 2 de maio e vai até, pelo menos, dia 11. Pelo decreto, shoppings e lojas de rua deverão fechar, enquanto bares e restaurantes terão horário limitado de funcionamento, mas não poderão vender bebida alcoólica.