No início de 2024, João Fonseca encontrava-se na 700ª posição do ranking e dizia querer “desfrutar ao máximo”. Neste domingo, 16 de fevereiro de 2025, o tenista de 18 anos chegou à quadra Guillermo Villas mostrando amadurecimento, técnica e, acima de tudo, o mental de um campeão. João viu seus ídolos se tornarem fãs e fez jus a todos que pararam para assistir a sua campanha no torneio de Buenos Aires: venceu o argentino Francisco Cerundolo por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 7/6), número 1 do seu país e 28º do ranking mundial. João conquistou seu primeiro título ATP da carreira e assinou seu nome na história como o mais jovem brasileiro a alcançar o feito.
O primeiro campeão do torneio argentino foi Gustavo Kuerten, o Guga, em 2001. Hoje, João, que cresceu admirando o tenista catarinense, pôde levantar o troféu novamente pelo Brasil. Com o resultado, o carioca virou o 68º do ranking, com um salto de 580 posições desde 12 de fevereiro de 2024.
Durante toda a competição de Buenos Aires, Cerundolo havia sofrido apenas três quebras de serviço. No confronto contra João Fonseca, levou duas do brasileiro, ainda no primeiro set. Na segunda parcial, levou mais duas.
No caminho para a vitória, João Fonseca bateu três argentinos em sequência: Tomás Martín Etcheverry, Federico Coria e Mariano Navone. Pelas semifinais, bateu o sérvio Laslo Djere e se tornou o brasileiro número 1 do ranking. Na grande decisão, enfrentou o top 1 da Argentina, acompanhado de uma torcida acalorada, garantiu o triunfo e conquistou seu primeiro título em torneios ATP.
O Jogo
O jogo começou com uma arrancada de João em 0/40, deixando a torcida extasiada. Cerundolo sentiu a pressão, pareceu um pouco desestabilizado, tentou correr atrás, mas o brasileiro garantiu a quebra. O argentino se encontrou em quadra e devolveu na mesma moeda, deixando tudo igual e ainda confirmando o serviço seguinte. O tenista carioca caprichou na direita e com um saque indefensável confirmou o serviço.
Nesse momento, o brasileiro pareceu ter pedido ao árbitro para tomar um remédio. No entanto, o jogo seguiu. Francisco garantiu mais um serviço, mas João igualou em uma bola curta inacreditável, sem deixar o adversário pontuar. Em seguida, garantiu a quebra sobre o rival e chegou a 4/3. Em um game um pouco mais sofrido, virou e confirmou novamente em 5/3. Cerundolo pareceu, mais uma vez, desestabilizado, mas Fonseca cometeu dois erros não forçados e acabou perdendo a chance da quebra. Sacando para o set, o carioca garantiu a parcial em 6/4 com um ace calibrado.
Francisco voltou bem ao jogo e logo confirmou o primeiro saque. Em seguida, João fechou o game com um lindo voleio e deixou o placar empatado. Cerundolo lutou para não sofrer a quebra e garantiu o serviço no sufoco. Com uma curtinha precisa e dois aces, Fonseca fechou em 2/2. Depois de dois erros não forçados, o argentino devolveu para fora e sofreu a sexta quebra em todo o torneio, terceira pelas mãos do brasileiro.
Os dois tenistas confirmaram mais dois saques para cada lado, mas João se manteve à frente, em 4/3. Com mais um ace, João garantiu o quinto game diante do argentino, se aproximando de seu primeiro título. Cerundolo, então, lembrou o brasileiro o porquê de ser o 28º do ranking. O rival animou a torcida local confirmando seu saque e devolvendo a quebra ao carioca de 18 anos.
Acaloradas, as torcidas argentina e brasileira se estranharam e houve uma pequena confusão, que foi rapidamente resolvida. Fonseca quebrou mais uma vez o adversário, mas, no game seguinte, com uma devolução de esquerda para fora, acabou empurrando o jogo para o tie-break. Em uma disparada, abriu 4/0. Cerundolo ainda conseguiu pontuar mais uma vez, mas João foi enorme e fechou a vitória emocionante em 7 a 1.
Fonte: GE