O empresário, engenheiro e jornalista Jorge Prado Leite, de 95 anos, morreu neste domingo (15) de causa natural. A informação foi divulgada através das redes sociais pelo filho do empresário, o engenheiro e ex-prefeito de Estância Ivan Leite. “Guerreiro repousou. Perseverante sempre, assim foi meu pai ao longo de batalhas simples e das mais importantes pela vida. Partiu!!!”. O velório acontece no cemitério no Colina da Saudade, em Aracaju, onde será sepultado às 16h.
Jorge Prado Leite fundou a Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe), responsável pela distribuição de energia para 12 municípios da região sul de Sergipe e dois do norte da Bahia. Além disso, o empresário implantou as emissoras de rádio Esperança, em Estância; e Jornal, em Aracaju.
Em nota, o O Sindicato dos Radialistas de Sergipe lamentou a morte do empresário. “O Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão de Sergipe – STERTS, lamenta com imenso pesar o falecimento de Jorge Prado Leite, fundador da Sulgipe (Companhia Sul Sergipana de Eletricidade), que faleceu hoje e nos deixa consternado com tamanha perda. Um empresário a frente de seu tempo, que além de contribuir com a fundação de uma empresa tão operante na economia sergipana, também criou a Rádio Esperança, na cidade de Estância e a Rádio Jornal, em Aracaju. Nesse momento de consternação lamentamos essa grande perda, convidamos a todos para o sepultamento, hoje às 16h na Colina da Saudade em Aracaju, desejamos que o nosso amigo descanse na paz do nosso Criador e que Deus conforte o coração dos familiares e amigos”.
O governador Belivaldo Chagas também usou as redes sociais para lamentar o falecimento do empresário. “Com muito pesar e consternação recebi a notícia da morte do empresário, engenheiro e jornalista Jorge Prado Leite, de 95 anos. Nascido em Aracaju, Seu Jorge Leite estudou no Ceará e em São Paulo, onde formou-se engenheiro, antes de retornar a Sergipe para dirigir a Fábrica Santa Cruz, em Estância. Também na Cidade Jardim, ele fundou a Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe) e implantou a rádio Esperança, primeira do Interior. Na Capital, ele também implantou a rádio Jornal.Deixo todo os meus sentimentos e palavras de carinho para toda a família em nome dos filhos Ivan, Marcelo e Adriana, amigos e pessoas próximas de Jorge Prado Leite, um dos maiores empreendedores da história de Sergipe”.
Biografia
Jorge Prado Leite, nasceu no dia 19 de junho de 1926, na Avenida Ivo do Prado em Aracaju. Filho primogênito de Júlio César Leite e de Carmem Prado Leite, e também primeiro neto do coronel Gonçalo Rollemberg. Aos 11 anos de idade foi estudar em Fortaleza, Ceará, na Escola Militar. Aos 12 anos, mudou-se para Minas Gerais. Foi estudar internamente no Colégio Cataguases Leopoldinense. Mudou-se para São Paulo alguns anos depois, para o internato do Colégio Mackenzie. Serviu ao Centro Preparatório de Oficiais da Reserva (CPOR) do Exército, o que lhe era fácil, pelo temperamento disciplinado, mas difícil pelas ações físicas, pois mesmo não tendo limitações que o impedissem de executá-las, a elas não era muito afeito.
Aos 19 anos, ingressou na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde foi contemporâneo de Mario Covas e Paulo Maluf. Como presidente do Grêmio da Poli, e vindo de outro Estado morar em São Paulo, era conhecedor das dificuldades que enfrentavam os alunos originários do interior e de outros Estados de todo o Brasil. Por isso, idealizou e empenhou-se na viabilização e construção da Casa do Politécnico. E teve sucesso nesta empreitada, construindo um prédio de 11 andares que, ao término da sua gestão, já estava no sexto pavimento e com recursos assegurados para a sua conclusão.
Em 1950, já formado em Engenharia Civil, retornou a Sergipe a convite de seu pai, que dele precisava para dirigir a Fábrica Santa Cruz uma vez que, como senador, iria morar no Rio de Janeiro.
Em 1956 é fundada a Companhia Sul Sergipana de Eletricidade, a Sulgipe. Em 1º de maio de 1967 inaugura a primeira estação de rádio do interior de Sergipe, a Rádio Esperança. Aos filhos, que criou e educou com exemplos – Ivan, Marcelo, Adriana -, e aos netos Jorge, Yvette, Júlia e Luiza, e ao bisneto Pedro Jorge.
*Com informações JL Política