A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, ultrapassou o ex-presidente Donald Trump em pesquisa de intenção de votos que projeta um cenário em que o presidente Joe Biden deixe a disputa à Casa Branca. A sondagem do instituto Ipsos foi realizada após o primeiro debate presidencial, no qual o fraco desempenho de Biden levantou dúvidas sobre sua vitalidade e seu vigor para se manter em campanha até novembro.
Segundo a pesquisa, Kamala teria 49% das intenções de voto, ante 46% de Trump. Seria uma perspectiva melhor para o Partido Democrata em comparação com pesquisa feita em abril – com Biden ainda como candidato –, que mostrou Trump com os mesmos 46% da intenção de votos contra 44% de intenção de votos do atual presidente americano.
Apesar da vantagem de Harris, ela não é uma “liderança estatisticamente significativa”, segundo a Ipsos. A pesquisa também mostrou que dois terços dos americanos acreditam que Biden deve deixar a disputa – incluindo a maioria dos eleitores do presidente – após o debate presidencial.
O desempenho de Biden também fez aumentar a porcentagem de americanos que acreditam que ele está velho demais para se reeleger, passando de 81% da população, em abril, para 85%, em junho.
Aptidão mental dos candidatos
Quando questionados sobre a aptidão mental dos dois candidatos para ocupar a Casa Branca, os americanos deram a Trump uma liderança de 30 pontos percentuais no quesito, enquanto apenas 14% dos americanos acreditam que Biden está apto mentalmente a ocupar o cargo por mais um mandato.
Cerca de 4 em cada 10 americanos dizem que nenhum dos dois tem aptidão mental ou saúde física para ocupar o cargo de maneira efetiva, e a mesma porcentagem de pessoas diz que nenhum dos dois é honesto e confiável.
A pesquisa mostrou também que a visão de que Trump é velho demais para um segundo mandato atingiu novo recorde, com 44% dos eleitores americanos concordando com essa afirmação.
Fonte: Valor