ARACAJU/SE, 23 de outubro de 2024 , 3:33:07

logoajn1

Leia informativo completo sobre o Verão Sergipe 2024

 

A incorporação do turismo como política governamental tem sido uma estratégia adotada pelo Governo de Sergipe sob a perspectiva de fortalecer o setor econômico no estado. A demonstração disso é o constante investimento da gestão estadual na realização de grandes eventos, a exemplo dos bem sucedidos Arraiá do Povo, no período junino, e Vila do Natal Iluminado, na época natalina, que atraíram milhares de turistas para o estado. Com a chegada do Verão Sergipe neste fim de semana – 12, 13 e 14 de janeiro -, a expectativa é levar o sucesso obtido na capital sergipana para os municípios do interior sergipano, aquecendo a economia regional e gerando emprego e renda para a população.

É o que explica o coordenador do Observatório de Sergipe, o economista Ciro Brasil. “A aposta de trabalhar com o interior do estado é justamente para desconcentrar o investimento do governo e o desenvolvimento apenas na região metropolitana de Aracaju, e é fundamental desenvolver o interior, principalmente a cadeia turística. Há uma aposta, nesse sentido, de que esses eventos em Canindé, em Pirambu e nos outros destinos ajudem a consolidar cada vez mais essas rotas turísticas, e a expectativa é que, a cada ano, com o sucesso do evento, vá aumentando ainda mais o fluxo de turistas. O comércio local desses municípios vai ser muito beneficiado também”, indica.

Ainda de acordo com o coordenador do Observatório de Sergipe, além dos setores diretamente ligados ao turismo e ao lazer, é esperado que também exista a movimentação de toda uma cadeia econômica. “O ambulante compra bebida no distribuidor, e o distribuidor vai impactar na compra de bebidas das fábricas. Eventos desse estilo trazem um grande ciclo virtuoso para a economia do estado, que vai desde a inclusão de quem está na ponta, como o ambulante, até donos de comércios e fábricas. E no contexto da arrecadação de impostos, há expectativa de um pequeno aumento para as prefeituras e, também, do ICMS estadual”, complementa o economista.

Conforme indicado pelo coordenador do Observatório de Sergipe, um dos setores que tendem a ser beneficiados com o retorno do Verão Sergipe é o gastronômico. Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Seccional Sergipe, Bruno Dória, o evento deve não apenas movimentar economicamente o setor, mas também pode ocasionar na valorização da culinária local. “Quando o governo valoriza e investe no turismo, consequentemente estamos também mantendo nossa cultura sergipana ativa, cuidando das nossas receitas, das nossas produções de marisco, de mangaba, de sabores, de elementos gastronômicos que dão o sabor sergipano. Isso vem como consequência no nosso dia a dia, e com certeza é um diferencial que a gente tem a oferecer a todo mundo”, pondera Dória.

Nesse sentido, ele acredita que o sucesso obtido pelo setor nas festas de final de ano deve ser repetido com o Verão Sergipe. “Será um evento com certeza grandioso, que vai movimentar muito a economia não só dos bares e restaurantes, mas também do empreendedor informal, de comidas diversas que a gente tem no nosso setor. As festas de fim de ano colocaram Sergipe no rol do turismo nacional, e isso ficou evidente, porque os próprios bares e restaurantes atenderam gente de todo o Brasil e, também, do exterior. Isso mostra que Sergipe está entrando no cenário nacional turístico e, com certeza, para os bares e restaurantes, foi um fim de ano magnífico, com lotação máxima”, acrescenta.

Ontem (12), a Aena Brasil, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, registrou aumento de 22,6% no número de embarques e desembarques de passageiros no mês de dezembro de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O percentual de aumento no último mês do ano passado equivale a 116.469 embarques e desembarques na unidade aeroportuária da capital sergipana. No acumulado dos 12 meses de 2023, o número é bastante expressivo e também impressiona: 1.175.823, o equivalente a um aumento de 22,3% em comparação ao acumulado de 2022.

Na análise do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens em Sergipe (ABAV/SE), Ravisson Souza, os eventos realizados pelo governo do estado, incluindo o Verão Sergipe, devem enriquecer o setor de viagens no estado, e em especial as agências de turismo. “O governo está consolidando o que vendeu lá fora, nas feiras, divulgando o nosso estado, e agora está promovendo vários eventos, como o Verão Sergipe, que agregam bastante as agências de turismo, em especial as receptivas, porque os turistas estão hospedados, as agências os levam para os passeios. Está sendo muito gratificante”, justifica.

Outro segmento que deve ser beneficiado pelo retorno do Verão Sergipe é o artesanato local, uma vez que muitos turistas buscam adquirir produtos regionais como lembranças da viagem. Na percepção da diretora de Artesanato da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Daiane Santana, o evento será mais uma oportunidade viabilizada pelo governo do estado de enaltecer as particularidades do artesanato sergipano e de cada um dos municípios visitados, fortalecendo a atividade econômica.

“O Verão Sergipe não só atrai turistas para as praias sergipanas, que são os nossos cartões-postais, mas acaba abrangendo o artesanato nesse contexto, pois envolve a identidade local de um povo. É mais um processo de comercialização do artesanato, de escoamento dos produtos locais, principalmente das cidades que receberão o Verão Sergipe. É um momento para enaltecermos, de fato, as potencialidades desses municípios. O artesanato se configura nesse processo justamente porque ele é rico, ele tem uma característica muito específica”, considera.

Corpo de Bombeiros

A programação do ‘Verão Sergipe’ começou ontem (12) e, além de diversão, música e práticas esportivas, o Governo de Sergipe garante a segurança nos dias de eventos. O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, por exemplo, desde o ano passado vem preparando um planejamento contra afogamentos, incêndios e pânico nos cinco municípios que serão sede do evento: Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Pirambu, Canindé do São Francisco e Estância.

De acordo com a coronel e diretora Operacional do Corpo de Bombeiros, Maria Souza, a Diretoria de Atividades Técnicas fez a análise dos projetos do evento e observou aspectos específicos. Além disso, após a montagem das estruturas, o Corpo de Bombeiros fiscalizou e participou da vistoria do espaço. A coronel Maria afirma, ainda, que os bombeiros estarão presentes antes do evento começar e só sairão após terminar as atrações. “Serão em média 50 militares nos dias de evento, distribuídos em viaturas de combate a incêndio e afogamento e viaturas de atendimento pré-hospitalar. Nós temos muito orgulho de sermos bombeiros e o nosso compromisso no Verão Sergipe é garantir a segurança de todos que vão participar da festa”, garane.

Sobre a prevenção de afogamentos no litoral e em áreas de rio, a coronel Maria alerta que, mesmo que as pessoas saibam nadar, é necessário que elas tenham cautela na hora de se refrescar. “Com o verão, altas temperaturas, muitos turistas e ingestão de bebidas alcoólicas, são necessárias algumas observações para garantir que a diversão sem colocar a vida em perigo”, alerta. Nadar em áreas supervisionadas por salva-vidas, chamar por socorro se não conseguir sair da corrente, nunca fingir necessidade de socorro, sempre observar o movimento das crianças mesmo quando o guarda-vidas estiver perto, evitar ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de mar, atentar-se para que a água chegue no máximo até a sua linha do umbigo que é uma margem relativamente de segurança, são algumas das dicas passadas pelo Corpo de Bombeiros para evitar afogamentos.

A diretora Operacional do Corpo de Bombeiros completa reforçando que o Corpo de Bombeiros irá sempre observar particularidades de cada lugar e agir de acordo com os aspectos de cada município, colocando sinalizações e advertências caso necessário. “Além disso, vamos contar com equipes especializadas como guarda-vidas que fazem trabalho de prevenção, como também atuar rapidamente. Colocaremos quadriciclos e jet skis nas praias para auxiliar o trabalho de resgate. Além de equipamentos e guarnições”, ressalta.

O plano de atuação do Corpo de Bombeiros prevê também a segurança das pessoas contra incêndio e pânico no momento dos shows e, também, na programação esportiva do ‘Verão Sergipe’.

Polícia Civil

A Polícia Civil de Sergipe está pronta para garantir o pleno e pronto atendimento à população de Sergipe e aos turistas que visitarem o Verão Sergipe 2024. Para melhor atender ao público, o órgão da segurança pública atuará diretamente nos pontos onde acontece a festividade.

“Nós elaboramos escalas de plantão, com equipes completas da Polícia Civil, compostas por delegados, escrivães e agentes de polícia, que estarão nas arenas de eventos, tanto pelo dia, com as programações esportivas, como pela noite, com as programações artísticas”, cita o delegado Jonathas Evangelista, que está à frente da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci).

Com o intuito de facilitar o atendimento ao público que precise da Polícia Civil, serão montados estandes nos locais que recebem o Verão Sergipe. “Atuaremos com equipe completa, sempre no local dos eventos, com estandes preparados para o recebimento das ocorrências e pleno atendimento ao cidadão”, diz Jonathas Evangelista.

O delegado pede o apoio da população, orientando que evite levar objetos de valor para a festa. “A polícia está pronta para servir e atender ao cidadão, mas também precisa do apoio do público que vai aos eventos, no sentido de não expor os celulares, não levar objetos de valor para a festa e não beber se  for dirigir”, completa.

Competições e atividades esportivas

O Verão Sergipe 2024 já atrai turistas e visitantes para diversas regiões de Sergipe. Promovendo setores do turismo, hospedagem, alimentação e comércio, impulsionando a economia e cultura local, profissionais ligados ao esporte já vislumbram o fomento, por meio de competições e atividades que serão desenvolvidas ao longo da programação esportiva.

Uma das novidades do projeto é a inclusão da primeira etapa do Campeonato Sergipano de Ciclismo, já a partir da programação esportiva realizada na Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, que acontece nos dias 13 e 14 de janeiro. É o que revela o presidente da Federação Sergipana de Ciclismo, Johan Rodrigues. “O Verão Sergipe está aí justamente para fomentar o esporte, não só o ciclismo, mas com os outros esportes, principalmente ao ar livre, e neste ano a Federação Sergipana de Ciclismo está presente no evento, o que faz com que se incentive ainda mais o ciclismo no nosso estado. Dessa maneira, a gente conta com a primeira etapa do Campeonato Estadual de Ciclismo Estrada, que é o ciclismo de velocidade. A competição se dará da Praia da Caueira, em Itaporanga, até a praia do Abaís, em Estância, com bate e volta. Nós estimamos quantitativa de atletas de 100 a 120 atletas. Então, a expectativa são as melhores possíveis, os atletas já estão se preparando e animados”, diz Johan Rodrigues.

Para o presidente da Federação Sergipana de Ciclismo, a inserção da programação esportiva é de fundamental importância para o fomento do esporte sergipano. “Espero que o Verão Sergipe continue da forma que está ocorrendo, crescendo, evoluindo cada vez mais o esporte do nosso estado, principalmente, o esporte ao ar livre”, reforça.

O ciclista Carlos Henrique Vasconcelos Santos, 17 anos, praticante há três anos da modalidade, se diz animado com a competição no Verão Sergipe. “As expectativas são as melhores possíveis. Estou treinando bastante para a competição, tanto eu quanto meus colegas. É uma novidade e com certeza vai ser muito bom para o esporte em Sergipe. Vai ajudar a desenvolver a modalidade. Estou treinando para conseguir uma boa colocação”, salienta o atleta, que é campeão dos Jogos da Primavera de triatlo e vice-campeão de ciclismo.

Mesmo não podendo participar da competição por motivo de lesão, o ciclista Daniel Santos Lima, 17 anos, um dos expoentes do ciclismo sergipano, elogia a inclusão da modalidade dentro da programação esportiva. “O Verão Sergipe é um projeto, como posso dizer, inovador. Porque o esporte, em geral, não é tão valorizado. Atualmente, no estado, é bem difundido o futebol, mas quando passa para ciclismo, atletismo, triátlon, já não tem tanta visibilidade como deveria ter. Agora, com o Verão Sergipe, outros esportes passam a ter visibilidade não só para as pessoas de Sergipe, como também de fora. Então, eu creio que vai aumentar a projeção desse esporte. Agora eu estou lesionado, não vou poder participar, mas estou acompanhando. Atletas, amigos meus, vão competir, eu vou estar lá dando forças para eles”, diz o atleta, que é tricampeão sergipano de Ciclismo, quatro vezes campeão medalhista no Jogos da Juventude e campeão Norte-Nordeste de Ciclismo.

Ao todo, serão oito dias de práticas e competições esportivas, envolvendo 20 modalidades. Serão realizadas atividades como: Beach Tennis, Futevôlei, Surf Duathlon, Corrida, Passeio Ciclístico, Aquathlon, Ciclismo, Polo Aquático, Kitesurf, Beach Hand, Basquete 3×3, Frescobol 3×3, Basquete, Stand Up, Remo, Vôlei de Praia, Beach Soccer, Beach Basquete, Mesabol, Kite Surf, Aulão de Yoga, Trilha e Jetski.

A programação esportiva acontece sempre aos sábados e domingos, com atividades em diversas modalidades e livres para o público e algumas que precisam de inscrição prévia para participação. As inscrições podem ser feitas por meio do site https://veraosergipe.se.gov.br.

De acordo com o gerente de Projetos da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel), Leandro Correa Nunes, o intuito principal da programação esportiva é fomentar a prática de atividade física, seja esportiva ou de lazer. “No caso do Verão Sergipe, o enfoque também é na parte competitiva que faz parte da essência do esporte em si. A gente está com uma programação bastante vasta, trazendo algumas especificidades, a depender de cada região, porque cada município tem a sua necessidade em termos de estrutura e logística. Com isso, a gente está trabalhando com média de 20 modalidades diferentes, levando em consideração todos os municípios envolvidos. Por exemplo, na Caueira, que é uma região de praia, nos procuramos levar modalidades como surf, pois já há a experiência da modalidade e, inclusive, já recebeu no ano passado o Campeonato Brasileiro de Surf Master Tour 2023. Desta maneira, nossa preocupação é levar sempre atividades de acordo com o perfil da localidade. A Caueira vai ser o local onde vamos ter o maior número de modalidades esportivas envolvidas. Então, vai ter um público muito grande, com uma previsão média de 500 a 1.000 pessoas passando pela área esportiva, fazendo essa prática de atividade física e lazer”.

O gerente fala, ainda, da importância da somação de esforços para a promoção das atividades. “Todas as modalidades, a gente sempre busca fazer parceria com os especialistas. Então, na Caueira, a gente está com uma média de 50 a 60 profissionais das federações e das secretarias para poder realizar o evento. Então é um projeto enorme, com muitas secretarias trabalhando juntas nesse projeto que tem todo um viés econômico, social e esportivo”, diz, informando que a as atividades e competições envolverão premiação com medalhas e troféus.

Verão Sergipe 2024

O Verão Sergipe é uma realização do governo do estado, por meio da Secretaria Especial da Comunicação (Secom) em colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Serão, no total, mais de 50 atrações sergipanas e nacionais, além de exposição e feira de artesanato e competições em diversas modalidades de esporte, num investimento que ultrapassa R$ 6 milhões, devendo impactar em mais de 200 mil pessoas em todos os municípios-sedes.

A programação teve início na noite desta sexta-feira (12), com shows musicais, e se estende durante este sábado (13) e amanhã (14), com mais música e muito esporte e lazer. No próximo fim de semana, é a vez da Ponta dos Mangues, em Pacatuba, na região do baixo São Francisco, receber a iniciativa do Estado, nos dias 19, 20 e 21. No último fim de semana de janeiro, 26, 27 e 28, o município de Canindé de São Francisco, no alto sertão sergipano, será o cenário do Verão Sergipe. A cidade de Pirambu, no leste sergipano, recebe o Verão Sergipe nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro. No Carnaval, nos dias 10, 11 e 12, a programação artística é na Praia do Abaís, em Estância, no sul do estado.

 

 

 

Você pode querer ler também