Apesar do que muitos acreditam, os gatos realmente estabelecem vínculos afetivos com os humanos, embora se diga que os felinos são mais independentes do que outras mascotes, como os cães.
Os gatos são animais que acompanham os humanos desde tempos remotos, mas, apesar disso, ainda existem muitas perguntas sobre seu comportamento e certas atitudes.
De acordo com o biólogo John Bradshaw, os gatos podem ver o ser humano como um gato gigante, e na sua hierarquia social, que não é tão marcada como a dos cães, eles não veem seu dono como tal, nem como seu líder, mas sim como mais um membro da manada.
Da mesma forma, a Universidade de Oregon sugere que mais de 60% dos gatos desenvolvem um apego ao humano mais próximo, semelhante ao que os cães desenvolvem com seus donos.
A visão que os gatos têm desempenha um papel fundamental na relação com os humanos, pois eles têm uma habilidade para captar movimentos rápidos, então, quando se trata de um movimento humano, será muito fácil de perceber.
Além disso, eles não se concentram tanto no rosto humano, mas sim no seu cheiro, voz e forma de se mover.
De acordo com especialistas, os gatos distinguem tons de verde, azul e amarelo, mas têm dificuldade em captar cores avermelhadas e brilhantes.
Eles veem melhor a longas distâncias, mas, quando objetos se aproximam, podem vê-los embaçados, e em relação aos sons, especialistas garantem que eles reconhecem mais as vozes agudas.
Fonte: O Globo