ARACAJU/SE, 24 de julho de 2025 , 0:30:45

Livraria Cultura reduz lojas e cria serviço de assinatura para superar crise

A Livraria Cultura anunciou que planeja lançar um clube de assinaturas. Batizado de Cultura Pass, a plataforma permitirá que o cliente leve qualquer livro pagando R$ 14,90 por mês. Se devolver a obra em 30 dias, pode pegar outra; caso não retorne o livro, paga pelo item com 20% de desconto.

Para driblar a crise do negócio, agravada pela pandemia, a rede também anunciou que pretende reduzir o tamanho de suas lojas e implementar um sistema que garante o pagamento aos fornecedores no momento da venda.

Desde 2015, quando começou a ter problemas financeiros, a Livraria Cultura vem tentando de tudo para sobreviver. Chegou a assumir a operação da Fnac – recebendo R$ 130 milhões no processo –, comprou e vendeu o site Estante Virtual, entrou em recuperação judicial, fechou lojas e renegociou disputas com editoras.

Em recuperação judicial há três anos, a companhia começava a colocar a cabeça fora d’água em 2020, quando recebeu o dinheiro da venda da Estante Virtual. No entanto, 15 dias depois veio a pandemia, e a empresa se viu mais uma vez em dificuldades.

Além da mudança no modelo de negócios, a rede conta com a retomada da venda de livros para colocar o negócio novamente no caminho do crescimento. Segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), o setor cresceu 48,5% em volume e 40% em receita na primeira metade de 2021, em relação a igual período do ano passado.

Com informações do Estadão

Você pode querer ler também