ARACAJU/SE, 22 de setembro de 2025 , 13:56:44

Lojistas fazem ato em prol da reabertura do comércio, fechado há quase 120 dias

Da redação, AJN1

Um grupo formado por lojistas se reuniu na manhã desta segunda-feira (13), Praça General Valadão, no Centro de Aracaju, em protesto pela reabertura do comércio na capital sergipana, fechado a quase 120 dias. Vestindo preto e com faixas em riste, eles criticaram a recente decisão da Justiça Federal que suspendeu o Plano de Retomada da Economia do Governo do Estado, que estava em vigor desde 29 de junho.

Foto: Divulgação

De acordo com os lojistas, o ato representou um pedido de socorro. “Esse é um pedido de socorro. Entendemos que não podemos continuar com nossas obrigações em dia sem faturamento. Por isso, estamos entregando, de maneira simbólica, as chaves das nossas empresas ao Poder Público e ao Judiciário, porque não conseguimos administrá-las da forma que as coisas estão postas”, afirma o empresário Maurício Vasconcelos.

Ao final do ato, os participantes colaram na porta dos seus estabelecimentos um adesivo informando o número de empregos que as empresas geram e que correm perigo diante desse momento de pandemia.

“São 26 anos trabalhando no comércio e nunca tinha visto uma situação como essa. Chegamos ao caos, com o desemprego crescendo. Pedimos misericórdia ao poder público por que não há mais o que fazer a não ser fechar as portas e ver centenas de pais de famílias desempregados”, apelou Robério Silva, gerente de uma loja no Centro.

O plano de retomada da economia, buscando a reabertura gradual das atividades por segmentos, foi iniciado pelo Governo do Estado no dia 29 de junho, com a implantação da primeira fase. Contudo, na semana passada, a juíza titular da 1ª Vara Federal de Sergipe, Telma Maria Santos Machado, suspendeu a portaria que permitiu a flexibilização. “Existem mais de 800 lojas nos cinco shoppings do Estado. Dessas, 200 já estão fechadas em definitivo, o que representa 1500 empregos perdidos”, lamentou o empresário Paulo Escariz.

Você pode querer ler também