Cerca de 100 presos teriam escapado durante a madrugada desta quinta-feira (29) do Presídio Senador Leite Neto (Preslen), em Nossa Senhora da Glória. A informação é do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindpen). A fuga aconteceu através de um túnel escavado a partir dos fundos da Enfermaria até a parte externa do presídio, que abriga mais de 400 presos.
O efetivo reduzido de agentes penitenciários – apenas cinco por plantão – e as guaritas desativadas, acabaram por favorecer a ação dos fugitivos. Neste momento, agentes penitenciários, com o auxílio de policiais militares, realizam a contagem dos internos.
De acordo com Luciano Nery, as instalações físicas do presídio são antigas, tem mais de 30 anos, e como o túnel foi escavado nos fundos da Enfermaria, a fuga pode ter envolvido internos de várias Alas, isto tem dificultado a realização da recontagem dos presos.
O sindicalista lembrou que, as guaritas da unidade prisional estão desativadas, o que acabou por favorecer a ação dos presos, que possivelmente espalharam o material retirado do túnel pelo campo de areia e hortado presídio. Com o túnel ficava na parte externa da Enfermaria, não se tem como precisar o horário no qual aconteceu a fuga, que pode ter começado até durante o dia de ontem.
A reportagem do ANJ1 tentou contato com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Secretaria de Justiça (Sejuc) para se pronunciar sobre o ocorrido no Presídio de Glória, mas não obteve sucesso.