Da redação, AJN1
Desde a última segunda-feira (8) que a chuva não dá trégua em Sergipe, e o cenário em quase todas as regiões do estado é de enchentes, deslizamentos, transbordamento de barragens e muitas pessoas desalojadas ou desabrigadas.
Segundo a Defesa Civil Estadual, 810 pessoas estão desabrigadas devido às inundações em 12 municípios – sendo consideradas desabrigadas pessoas que tiveram que deixar suas casas e encontram-se sob a responsabilidade do poder público, seja através de abrigo ou do pagamento de aluguel social.
Aracaju e Riachuelo são os municípios mais críticos. Na capital, são mais de 220 desabrigados, principalmente no bairro Jabotiana. Em Riachuelo o número passa dos 311, acometendo os bairros Sítio do Meio, Divineia, Centro e Roque Mendes, além do Assentamento Mário Lago e do acesso ao povoado Central (rodovia SE-245), que estão praticamente ilhados. Mas a Prefeitura de Riachuelo diz que são 500 pessoas desabrigadas e que o Governo ainda não prestou assistência.
A Defesa Civil diz que foram registrados pelas coordenadorias municipais de Defesa Civil e prefeituras, 40 desabrigados em São Cristóvão, 3 em Estância, 39 em Nossa Senhora do Socorro, 18 em Lagarto, 40 em Indiaroba, 16 em Japaratuba, 50 em Laranjeiras, 12 em Umbaúba, 20 em Maruim e 40 em Carmópolis.
Desalojados
Os desalojados [pessoas que deixaram suas residências e estão nas casas de familiares ou amigos] são 672 pessoas em 5 municípios: Aracaju (600); Japaratuba (60); Lagarto (04); Carmópolis (04), Santa Rosa de Lima (04). No total, 28 casas foram destruídas e outras 71 foram danificadas, além das que foram interditadas por se encontrarem em áreas de risco.
Mortes e feridos
Conforme a Defesa Civil, não se identificou, até o momento, a ocorrência de feridos, mas há três pessoas desaparecidas nos municípios de Porto da Folha, Itaporanga e Riachuelo – que, até o momento, foi o único município que formalizou decreto de Estado de Emergência por 30 dias, embora outros municípios já tenham indicado intenção de fazê-lo. A Defesa Civil Estadual aguarda mais informações dos municípios que seguem concluindo o levantamento dos números de ocorrências nas suas localidades.
Volume hídrico
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Aracaju já choveu 325 milímetros (mm) nos últimos 12 dias, sendo que o normal seriam 215mm.
Em Estância choveu mais de 347mm; Japaratuba 345mm, Indiaroba 350mm. Tobias Barreto, 240mm, Nossa Senhora da Glória 254mm, Frei Paulo 290mm e Aquidabã 234mm.
Previsão
Ainda segundo o Inmet, a previsão para os próximos dias é de chuva, ainda intensa, na faixa litorânea, acima dos 40 milímetros; nas demais regiões será abaixo dos 30mm.