Da redação, AJN1
Motoristas que estão em deslocamento para o interior sergipano e precisaram passar pelo trevo de acesso aos municípios de Gararu, Itabi e Nossa Senhora de Lurdes encontraram dificuldades para seguir viagem. O trecho da rodovia foi bloqueado por populares que protestam contra o fechamento de fabriquetas de queijo da região. A interdição ocorre em decorrência da fiscalização que vem sendo realizada pela força tarefa que envolve 32 instituições que compõem a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).
Fonte de geração de emprego e renda para centenas de pessoas, as fabriquetas funcionam há vários anos sem seguir as normas de higiene e de legislação trabalhista. Segundo André Freire, que teve a fabriqueta interditada durante fiscalização realizada nesta terça-feira (29), a principal reclamação é que não foi dado nenhum prazo para que eles pudessem se adequar as normas e passar a trabalhar dentro dos padrões exigidos.
"Queremos ser ouvidos e que o governo no ajude a dividir este prejuízo", disse o produtor. Os manifestantes prometem permanecer no local até que as autoridades encontrem uma alternativa para que as fabriquetas voltem a funcionar.
Este é o segundo protesto em oito dias. Na semana passada produtores de queijo fecharam o trecho da rodovia rota do Sertão, que liga o povoado Vaca Serrada as cidades de Porto da Folha, Monte Alegre e Poço Redondo.