Da redação, AJN1
A capital e Grande Aracaju estão sem transporte coletivo neste sábado (27). Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), o sistema começou a operar durante a madrugada, mas vários ônibus foram interceptados por motociclistas e condutores de veículos, que teriam ameaçado rodoviários e rasgado os pneus dos veículos impedindo a circulação. Além disso, supostos manifestantes teriam quebrado vidros e ameaçado atear fogo em ônibus. As guaritas dos terminais também foram alvos de vandalismo.
A informação é que desde ontem (26) mais de 130 ônibus danificados. O Setransp ressaltou que repudia esses atos, que descumprem a decisão liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) proibindo o serviço de transporte de ser paralisado totalmente por ser essencial, em especial, neste momento de pandemia. E além de causar transtorno à população cerceando o direito de ir e vir das pessoas, gera grande prejuízo ao sistema de transporte.
Levantamentos realizados pelo Setransp indicam que os atos realizados no dia 19, causaram um prejuízo de cerca de R$ 100 mil com danos em 243 ônibus.
Sem transporte
A paralisação dos rodoviários afeta diretamente a prestação de vários serviços. Segundo o Setransp, diversos setores estão entrando em contato com o Sindicato, especialmente hospitais, para buscar informações sobre o funcionamento do transporte público, por ser essencial para a mobilidade da cidade ainda mais em um momento de pandemia.
O Setransp informa que não há previsão de retorno do serviço diante dos atos de bloqueio com ameaças e vandalismo contra o transporte de Aracaju e da região metropolitana desde o início da manhã hoje.
*Com informações Setransp