Conforme tempestades extremas, inundações, incêndios, secas, ondas de frio e de calor nos atingem de forma mais intensa e frequente do que nunca, prevê-se que mais da metade do planeta Terra mudará para novas zonas climáticas até o final do século. Um novo mapa interativo, The Future Urban Climates (“Os Climas Urbanos Futuros” em tradução livre), permite que você explore como o clima na sua cidade será impactado.
Usando dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o ecologista espacial da Universidade de Maryland, Matthew Fitzpatrick, correlaciona 40.581 lugares ao redor do mundo com locais próximos que atualmente experimentam o clima futuro previsto para 2080.
Por exemplo, uma viagem ao norte do estado do Mississippi, nos Estados Unidos, hoje permitiria que você sentisse o clima equivalente ao que se espera que Nova York experimente em 2080. “Em 50 anos, as cidades do hemisfério norte ao norte se tornarão muito mais parecidas com as cidades ao sul”, afirma Fitzpatrick ao ScienceAlert.
Já uma viagem a Ribas do Pardo, Mato Grosso do Sul, hoje permitiria que você sentisse o clima equivalente ao que se espera que São Paulo experimente em 2080. Os verões na cidade de São Paulo devem ficar 3,8°C mais quentes e 5,8% mais úmidos, enquanto os invernos devem ficar 4,1°C mais quentes e 40,6% mais úmidos.
Estimativas feitas 2015 revelaram que quase 6% da área terrestre da Terra já havia mudado para climas mais quentes e secos até 2010, em comparação com 1950.
As mudanças mais extensivas vistas até agora ocorreram na América do Norte, Europa e Oceania. O novo mapa revela como nosso mundo parecerá à medida que essas tendências continuem até 2080, mas também o que acontecerá sob um cenário de baixas emissões, caso consigamos mudar essa trajetória.
Você pode procurar sua cidade natal aqui.
Fonte: Época Negócios