As máscaras caseiras de qualquer tecido sem filtro, mesmo com três camadas, não oferecem uma real proteção contra o novo coronavírus, quando comparadas às máscaras cirúrgicas de tripla proteção e filtro, que são apropriadas tanto para uso médico/hospitalar quanto para uso civil.
Na Europa, países como Alemanha, Áustria e França já baniram o uso das máscaras caseiras, por um motivo urgente: conter a transmissão das novas cepas do vírus, que são mais contaminantes. A trama dos tecidos das máscaras caseiras de pano com o tempo vai ficando cada vez mais aberta com as lavagens, filtrando cada vez menos.
Com o surgimento de uma nova cepa no Brasil, identificada primeiramente na Amazônia e que já está sendo disseminada por todo o país, o médico Jorge Luiz Araújo Filho disse que as máscaras caseiras de pano devem ser trocadas urgentemente pelas cirúrgicas. “Só assim podemos conter a pandemia. Já passou da hora de aposentar a máscara de pano. Trata-se de uma questão de vida ou morte”, afirmou.