A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou, nesta quarta-feira (24), a fase da Matrícula Online 2024 destinada a alunos novos que desejam ingressar em uma das 79 escolas da rede. A solicitação de vaga para a unidade de ensino desejada deve ser realizada até sexta-feira (26), através do seguinte endereço eletrônico: https://www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline/. Em seguida, mães ou responsáveis devem entregar a documentação na secretaria da unidade de ensino.
O Portal da Matrícula abriu às 7h30 com a disponibilidade de mais de 9.800 à população e, até às 10h, cerca de três mil solicitações já haviam sido concluídas. O acesso ao endereço eletrônico deve ser feito por meio de computador, tablet ou celular com acesso à internet. O início das aulas está previsto para o dia 5 de fevereiro.
Mãe do Cleiton Santos, de 2 anos, Gilmara Natalícia Santos conseguiu solicitar a matrícula do filho na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Thetis Nunes, localizada no bairro América, logo nos dois primeiros minutos de abertura do portal, e já entregou os documentos necessários na unidade de ensino, confirmando a vaga do garoto.
“Quando deu 7h31 concluí o cadastro, vim à escola entregar os documentos e já concluí a matrícula. Agora são 8h20 e já estou com meu filho confirmado para estudar aqui. Foi tudo bem rápido, prático e com agilidade. Eu faço curso pela manhã, estou saindo da escola e já indo para lá. Agora é esperar pelo início das aulas. Estou com o coração apertado, porque é o primeiro ano escolar dele, mas confiante de que será bem cuidado”, relatou.
Na Emef Deputado Jaime Araújo, localizada no bairro Soledade, Elisângela Bispo, de 45 anos, disposta a retomar os estudos, se matriculou na Educação para Jovens e Adultos (EJA) na manhã deste primeiro dia de matrícula.
“Como não sei lidar com internet ou computador, vim à escola para que pudessem me orientar na matrícula. Estou sendo bem atendida e quero estudar aqui. Meus filhos foram alunos daqui, minha neta está matriculada aqui, e resolvi terminar meus estudos nessa escola porque conheço a qualidade do ensino”, expressou.
Para auxiliar as famílias que não têm sinal de internet, todas as 79 escolas da rede estão disponibilizando acesso à internet via Wi-Fi. Para acessá-la, a mãe ou responsável deve ir à unidade de ensino, autenticar seu cadastro para a internet e entrar no portal para solicitar a matrícula. A Semed disponibilizou, ainda, técnicos em cada secretaria escolar, que estão orientando os que apresentam mais dificuldades no processo.
A mãe Marcela Hardman foi à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Joaquim Cardoso, no bairro América, no início da manhã. Ela precisou de ajuda para concluir o cadastro e afirmou que o processo foi tranquilo, com o auxílio da diretora da unidade de ensino e do sinal de internet ajudando bastante na garantia da matrícula de sua filha Hadassa Hardman.
“Eu estava com medo de não conseguir, porque são muitas pessoas acessando o site agora, mas deu tudo certo. Agora é só trazer a documentação. Antes havia muitas filas na frente das escolas e agora, além de facilitar para o nosso tempo, temos mais comodidade e conforto, porque podemos fazer a solicitação de vaga na nossa própria casa. Acessei o Wi-Fi daqui tranquilamente, o sinal daqui é bem rápido. É maravilhoso ter essa oferta porque nem todo mundo tem internet em casa”, contou.
Central da Matrícula
A Semed disponibiliza a Central da Matrícula para sanar dúvidas e atender as orientações da população, que tem horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h . A população pode entrar em contato através dos seguintes números: (79) 3179-1574; (79) 98157-5918; (79) 98106-2969 (WhatsApp); e (79) 98166-7342 (WhatsApp).
Documentação necessária
– Requerimento de Matrícula, assinado pelo aluno maior de 18 anos, ou pelos pais ou responsável legal, quando o aluno for menor de 18 (dezoito) anos;
– Guia de Transferência da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras) ou Declaração de Escolaridade (com validade de 30 dias), para os alunos provenientes de outras escolas, mesmo que esta pertença à rede pública municipal de ensino de Aracaju;
– Cópia da Certidão de Nascimento do aluno;
– Cópia do Registro Geral ou documento de identidade do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais do estudante;
– Cópia do CPF do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais pelo aluno;
– Cópia do comprovante de residência com o CEP;
– Declaração de vacinação atualizada, para alunos de 0 a 6 anos de idade, conforme modelo anexo – disponível da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da família;
– Cópia da Carteira de Vacinação para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental;
– Cópia do Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), quando houver;
– Cópia do Cartão do Bolsa Família, quando houver;
– Três fotos 3×4 recentes;
– Para os alunos provenientes de países estrangeiros, bem como seus pais ou responsáveis legais, além dos documentos requeridos neste artigo, deverá ser apresentado o Registro Nacional Migratório (RNM) / Protocolo de Solicitação de Refúgio.
– Os pais ou responsáveis legais pelo aluno e o aluno, quando maior de 18 anos, além dos documentos mencionados neste artigo, deverão tomar ciência dos termos que serão apresentados pela unidade de ensino na efetivação da matrícula.
– Relatório ou receituário médico com a indicação da Classificação Internacional de Doenças (CID) para alunos público-alvo da Educação Especial.
Foto: Marcos Paixão