Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica e um dos maiores nomes dos quadrinhos no Brasil, completa 90 anos nesta segunda-feira (27). Além de ter dado vida a mais de 400 personagens que marcaram gerações, o cartunista também construiu uma grande família fora das páginas dos gibis.
Ao longo dos anos, seus dez filhos acompanharam sua trajetória e inspiraram personagens da turminha, mas muitos deles também seguiram os passos do pai no universo da arte, da comunicação e dos negócios. Conheça abaixo quem são os herdeiros do mestre dos quadrinhos brasileiros.
Mônica Sousa
A protagonista da trama – criada em 1963 – foi inspirada em uma das filhas mais velhas de Mauricio: Mônica Sousa. A atual diretora-executiva do MSP Estúdios e idealizadora do projeto Donas da Rua começou no ramo aos 18 anos, quando começou a trabalhar na Lojinha da Mônica e, em pouco tempo, foi convidada a fazer parte do departamento comercial da Mauricio de Sousa Produções.
Uma curiosidade é que a personagem Mônica surgiu inicialmente como personagem secundária nas tirinhas do Cebolinha. Sua popularidade, no entanto, a colocou como protagonista. Em 1970, ganhou sua própria revista: “Mônica n.º 1”, marcando o início oficial da Turma da Mônica.
Magali Sousa
Sua outra filha, Magali, que estava sempre com fome, inspirou a personagem de mesmo nome, conhecida por gostar muito de melancia. Magali estreou nos quadrinhos em 1964 e, rapidamente, conquistou o público com seu jeito doce e vontade infinita de comer. Melhor amiga da Mônica, surgiu com seu vestido amarelo fazendo rápidas aparições nas tirinhas de Cebolinha e Mônica, e em 1989 ganhou sua própria revista.
Nas redes sociais, a filha do cartunista com Marilene Sousa compartilha registros do seu dia a dia, além de tirinhas da personagem Magali com os seus mais de 14 mil seguidores.
Marina Takeda
Marina Takeda, é filha do cartunista com Alice Takeda, atual esposa de Mauricio. Além de também ser diretora-executiva do MSP Estúdios, ela também inspirou uma personagem homônima, conhecida por seus talentos artísticos.
Mauro Sousa
Talvez um dos filhos mais conhecidos do quadrinista seja Mauro Sousa, que atualmente contabiliza quase 500 mil seguidores nas redes sociais. Além de também ser diretor-executivo da MSP Estúdios e compartilhar bastidores da família nas redes sociais, o influenciador também é ator e dá vida ao pai em uma cinebiografia sobre Mauricio de Sousa, lançada nos cinemas no último dia 23.
Nos quadrinhos, ele foi a inspiração para Nimbus, o irmão de Do Contra.
Mauricio Takeda
O streamer Mauricio Takeda, que recebeu o mesmo nome do pai, também compartilha relatos de sua vivência nas redes sociais. Para os gibis, ele foi a inspiração do cartunista para dar vida ao personagem Do Contra, conhecido por adorar fazer coisas diferentes do comum.
Outros filhos também inspiraram personagens
Outros filhos do cartunista, que são mais discretos e vivem fora dos holofotes, também inspiraram personagens da amada turminha. É o caso de Mariângela Spada e Sousa, a primogênita, que inspirou Maria Cebolinha, a irmã mais nova de Cebolinha. Já as gêmeas idênticas Vanda e Valéria também serviram de inspiração para as gêmeas dos quadrinhos que receberam os mesmos nomes.
Além disso, um dos personagens recentes, o Professor Spada, que acabou se transformando em Doutor Spam, é uma homenagem a outro filho do criador de Turma da Mônica chamado Maurício, que faleceu em 2016 aos 44 anos. Por fim, o caçula da família, Marcelo, foi a fonte de inspiração para Marcelinho, que adora jogar bola no gibi.
Apesar de serem protagonistas, Cascão e Cebolinha não foram inspirados em membros de sua família. Enquanto Cascão foi inspirado em um menino que Mauricio de Sousa conheceu na infância em Mogi das Cruzes, apelidado assim por estar sempre “sujinho”, Cebolinha surgiu com base em um amigo da infância do quadrinista, que tinha cabelos espetados com uma cebola e tinha o hábito de trocar o “r” pelo “l”.
Fonte: CNN Brasil





