Foi divulgado nesta sexta-feira (23), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação o Índice Geral de Cursos (IGC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que considera as médias contínuas de requisitos como os conceitos preliminares de cursos nos últimos três anos. Neste ano, a UFS conquistou a classificação 4 no IGC, considerando o desempenho geral da instituição.
Clique aqui para acessar o resultado.
De acordo com o pró-reitor de Planejamento da UFS, Kléber Oliveira, os dados são referentes a 2019, deveriam ter sido publicados no final de 2020, mas sofreram um atraso nessa divulgação. “São dados sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que é a comparação entre a nota de ingresso do aluno e o desempenho dele dentro da universidade, e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é a média de Enade, mais a infraestrutura do curso e a autoavaliação do aluno”, explica.
Para ele, o que chama a atenção é que, analisando o CPC, dos 32 cursos avaliados, 84% tiveram nota 4; 94% tiveram 4 ou 5 e 6% dos cursos tiveram nota regular. “Esse é um desempenho fantástico. O campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória, por exemplo, começou já com nota 5 em seu curso de Engenharia Agronômica e 4 em Medicina Veterinária. São notas que colocam a UFS em outro patamar da qualidade de ensino, pois a cada ano a universidade tem apresentado um crescimento substancial”, comemora.