ARACAJU/SE, 22 de outubro de 2024 , 16:25:38

logoajn1

Memorial do Judiciário de Sergipe celebra 20 anos com evento aberto à população

 

O Memorial do Judiciário, órgão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) que tem como objetivo salvaguardar a história da justiça no estado e apresentá-la para novas gerações, vai comemorar seus 20 anos de existência no próximo dia 6 de junho, quinta-feira. O evento será aberto à população e contará com apresentação do Mamulengo de Cheiroso, do Grupo Vocal Vivace e do Grupo Insamba, a partir das 18h30, em frente ao prédio centenário.

Segundo a diretora do Memorial do Judiciário, Sílvia Resnati, assim como já acontece durante o tradicional Natal do Judiciário, o trânsito em frente ao prédio, localizado na Praça Olímpio Campos esquina com Rua Itaporanga, será fechado para melhor acomodar os visitantes. Serão colocadas cadeiras na rua, em frente ao palco montado especialmente para as apresentações.

O Palácio Sílvio Romero foi inaugurado em 1895 para sediar o então chamado Tribunal de Relação. Foi sede do Tribunal de Justiça de Sergipe até 1930 e depois foram instaladas no local outras instituições, a exemplo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, da Chefatura de Polícia, do Instituto de Música, do Juizado de Menores e do Arquivo Geral do Judiciário.

Somente em 2004, durante a gestão do desembargador Manuel Pascoal Nabuco D’Ávila frente à Presidência do TJ/SE, o prédio foi reformado e passou a abrigar o Memorial do Judiciário, sob coordenação do jornalista e escritor Luiz Antônio Barreto. O espaço passou a contemplar exposições de longa duração e também temporárias. O tema da exposição atual, aberta até o mês de dezembro deste ano, são os 46 anos do grupo de teatro de bonecos Mamulengo de Cheiroso.

As escolas e/ou grupos interessados em visitas guiadas ao Memorial do Judiciário podem fazer o agendamento através do e-mail memorial@tjse.jus.br, ou do telefone (79) 3226-3489. O Memorial fica localizado à Praça Olímpio Campos, 417, Centro de Aracaju. O acesso é gratuito.

Você pode querer ler também