Da redação, AJN1
O ex-deputado federal Mendonça Prado deve encaminhar nesta terça-feira (26), ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), o pedido de exoneração da presidência da Empresa Municipal de Serviço Urbanos (Emsurb). A decisão, segundo nota encaminhada à imprensa pela Assessoria de Comunicação da Emsurb e atribuída a Mendonça, já teria sido comunicada ao governador Jackson Barreto (PMDB), responsável pela indicação dele para o cargo.
“Mesmo com a decisão favorável do Poder Judiciário determinando o meu retorno às funções públicas, não tenho mais nenhum interesse de participar da gestão de Edvaldo, político que ajudei com todos os meus esforços e total dedicação, a se tornar mais uma vez prefeito de Aracaju. A partir de agora, vou me preparar para os desafios de 2018, agindo com autonomia e independência, visando um futuro melhor para o povo sergipano”, diz a nota.
Mendonça Prado foi afastado da presidência da Emsurb no mês abril, por determinação da 3ª Vara Criminal de Aracaju, que atendeu pedido do Ministério Público do Estado (MPE) através de uma Ação Civil Pública (ACP), durante a denominada Operação Babel, que investigou contratos da coleta de lixo e limpeza urbana de Aracaju. No entanto, apesar do Pleno do Tribunal de Justiça ter deferido liminar, no dia 17 de agosto, determinando o retorno imediato do ex-deputado a presidência da Emsurb, o prefeito não se manifestou sobre a volta.
O ex-deputado foi um dos mais ferrenhos defensores da candidatura de Edvaldo Nogueira, mas acabou rifado depois da polêmica do lixo. A equipe de reportagem do AJN1 tentou, sem sucesso, contato com o ex-deputado.