ARACAJU/SE, 21 de agosto de 2025 , 13:35:10

Menos de 50 pessoas têm esses nomes no Brasil – descubra quais são

 

Escolher o nome do bebê nunca é fácil. Enquanto alguns pais preferem os tradicionais, outros gostam de fugir do óbvio e optar pelos mais diferentes e raros. Afinal, quem não quer que os filhos tenham um nome único? Embora os clássicos também tenham sua beleza, explorar opções menos comuns pode ser uma ótima forma de inovar.

Para ajudar, selecionamos 12 nomes com menos de 50 registros no Brasil. Para isso, mergulhamos nos dados do Censo Demográfico 2010, do IBGE, que traz os nomes registrados no país desde 1930. Veja quais são e saiba o significado de cada um:

1. Aís: originário do grego laós, que quer dizer “povo”. Dessa forma, por extensão, pode ser interpretado como alguém “popular” ou “democrática”. No Brasil, apenas 49 pessoas têm este nome, principalmente em São Paulo.

2. Akiva: vem do hebraico e significa “proteger”. É um nome neutro, que funciona tanto para meninas quanto para meninos. É muito raro entre os brasileiros, com menos de 20 registros.

3. Gia: forma italiana feminina de Gianni, que deriva de João, nome que vem do hebraico Yochanan e significa “Deus é gracioso”. Algumas variações são Gianne e Giana. Uma personalidade com este nome é a norte-americana Gia Marie Carangi, apontada como a primeira supermodelo da história. Apenas 39 brasileiras foram registradas assim, no Rio Grande do Sul.

4. Amarilys: variação de Amarílis. Derivado do termo grego “amarýssein”, que significa “brilhar” ou “resplandecer”, Amarílis representa a beleza e a luminosidade. Também é frequentemente associado à ideia de renovação e ressurreição, uma vez que as flores do amarílis, além de belas, são capazes de florescer novamente após um período de descanso. Possui apenas 42 registros no Brasil.

5. Electra: vem do grego Eléktra e quer dizer “âmbar” ou “amarelo”. Electra também é o nome de uma estrela branca gigante azul da constelação de Taurus, é uma das mais brilhantes do aglomerado estelar Plêiades. No Brasil, há somente 29 registros deste nome.

6. Aruna: origem sânscrita, com raízes na antiga tradição indiana. Seu significado remete ao nascer do sol, representando a aurora e a luz que surge no início de um novo dia. Apenas 29 pessoas foram registrados com esse nome no Brasil.

7. Yelena: variante russa do nome grego “Helene” (Έλενη). Esse nome é uma forma feminina de “Helēnē”, frequentemente associada à palavra “hēlēn” (Ἕλην), que significa “tocha ” ou “luz”. O significado do nome Yelena está associado à luz ou à luminosidade. É muito raro entre os brasileiros, com 42 registros.

8. Gavin: tem origem escocesa e é uma variante do nome medieval escocês “Gawain.” A origem exata não é completamente clara, mas o nome pode ter raízes galesas e significar “branco” ou “pálido.” “Gavin” também pode estar relacionado ao galês antigo “gwalch,” que significa “falcão”. Há apenas 24 registros do nome no Brasil.

9. Merida: associado à cultura gaélica e escocesa. É um nome que evoca a imagem de uma mulher destemida, audaciosa e independente, além de representar uma forte conexão com a natureza, a aventura e a busca pela autenticidade. Tornou-se mais famoso por conta da personagem Merida, do filme da Disney e Pixar “Valente”. Apenas 28 pessoas foram registrados com esse nome no Brasil.

10. Yarin: origem hebraica, derivado da palavra “yaira”, que significa “ele iluminará” ou “aquele que brilha”. No Brasil, apenas 31 pessoas têm este nome.

11. Gita: com raízes sânscritas, o termo “Gita” tem sua origem no antigo idioma da Índia e é amplamente conhecido como “canção” ou “poema”. Possui apenas 46 registros no Brasil.

12. Lupita: de origem espanhola, é uma forma diminutiva de Guadalupe. significado de “pequena Lupé”, sendo Lupé uma abreviação de Guadalupe, que, por sua vez, se refere ao “vale do lobo” ou “rio do lobo”. Apenas 29 pessoas foram registrados com esse nome no Brasil.

Fonte: Revista Crescer

Você pode querer ler também