A retrogradação de Mercúrio já virou até meme. Basta o planeta andar mais lento que a Terra para que o fenômeno vire causador de todas as mazelas que assolam a humanidade. E como, neste ano, o evento ocorre de 13 de dezembro a 2 de janeiro, em meio às festas de Natal e Réveillon, a astrologia defende ser um ótimo momento para a revisão de diversos aspectos da vida.
O site especializado “`Personare” ressalta que o fenômeno vai ter uma importância diferente para cada pessoa, mas que afeta, sobretudo, a área da comunicação. Por isso, não é aconselhável tomar iniciativas neste período, pois podem acontecer problemas, por exemplo, com acordos, contratos ou qualquer coisa assinada ou falada.
O astrólogo Alexey Dodsworth orienta que o Mercúrio retrógrado “tem a ver com rever, revisar, reanalisar, reinterpretar”. “Tudo que é “re” tem a ver com retrógrado”, como afirma.
O especialista na influência dos astros no dia a dia ainda recomenda algumas frases que podem ajudar durante esse momento:
- “Eu posso dar a meu opinião sobre isso mais tarde?”
- “Eu quero pensar sobre o que você está me dizendo, para depois dar uma opinião”
- “Posso pensar um pouco sobre o assunto para poder depois falar sobre isso com você?”
O atual Mercúrio retrógrado acontece em Capricórnio, assim como o primeiro que ocorreu no ano, em janeiro. Em abril, o fenômeno foi no signo de Touro. Em agosto, em Virgem.
Fonte: O Globo