O Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa anuncia as celebrações da Semana da Cultura Popular, entre 13 e 22 de agosto, a programação unirá arte e tradição. Trazendo artistas como Cláudia Nên e Irineu Fontes, convidamos o público a esse espaço para realizar uma imersão nas tradições, patrimônios imateriais e manifestações culturais de Sergipe.
Grade de eventos
Tradicionalmente, o mês de agosto é dedicado à celebração das mais variadas manifestações culturais do nosso país. Em alusão a esta data, o Memorial de Sergipe realizará a Semana da Cultura Popular, com o objetivo de promover e valorizar as tradições e patrimônios culturais sergipanos. Entre os dias 13 e 22 de agosto, o evento contará com uma programação diversificada que reunirá artistas, educadores e outros agentes culturais, proporcionando uma imersão nas ricas manifestações culturais de Sergipe.
A Semana da Cultura Popular no Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa terá abertura com a participação da artista plástica Cláudia Nên, cujas ilustrações permeiam o espaço, em especial na sala “Nossa Cultura”. Também estarão presentes na nossa programação a educadora Cris Souza, com contação de histórias, o cantor e produtor Irineu Fontes e a bibliotecária Fabiana Cruz.
A programação culminará na abertura da Exposição “Feitas de Pano: Entrelinhas e Afetos”. Uma mostra que celebra o trabalho das mulheres sergipanas que se dedicam à criação de bonecas de pano. Focada na produção artesanal de bonecas de pano em Sergipe, trata-se de um verdadeiro mergulho sobre o ofício de mulheres que se inspiram na cultura local para criar as mais diversas personagens com tecido. Essas bonequeiras são importantes agentes na preservação e divulgação das tradições culturais de Sergipe.
A exposição destaca a história e o ofício dessas mulheres, mostrando a riqueza cultural e a habilidade artesanal envolvida na confecção das bonecas. A exposição é parte da programação do Memorial de Sergipe e visa homenagear essas artesãs, reconhecendo a importância de seu trabalho na manutenção das tradições culturais sergipanas.
Destaques da Sala “Nossa Cultura”
Durante a Semana da Cultura Popular, o Memorial evidencia a Sala “Nossa Cultura”, o espaço homenageia às expressões culturais sergipanas, com peças que celebram a Chegança, um dos mais vibrantes folguedos populares do estado, através das ilustrações de Cláudia Nên e narração e encenação da companhia de teatro Mamulengo de Cheiroso.
Além disso, a sala dá aos visitantes a oportunidade de conhecer o mapa das manifestações culturais de Sergipe, assim como apreciar os patrimônios imateriais culturais do Estado, como a Renda Irlandesa, Totoloto, Barco de Fogo, entre outros. A exposição ainda conta com a coleção do renomado artista Véio, cujas obras trazem uma visão única e autêntica do sertão sergipano.
Programação:
13/08, às 09h – Abertura da Semana da Cultura Popular com Cláudia Nên – artista plástica
15/08, às 09h – Tecendo Histórias e Memórias na Semana da Cultura Popular com Cris Souza – educadora
16/08, às 09h – Irineu Fontes apresenta-se – cantor e produtor
21/08, às 09h – a palestrante Fabiana Cruz – bibliotecária
22/08, às 16h – Abertura da exposição “Feitas de Pano: Entrelinhas e Afetos”
Endereço: Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa, Aracaju-SE,
Av. Santos Dumont, 100, Coroa do Meio, CEP: 49037-475