Cerca de 94% dos brasileiros têm ou já teve animais de estimação em casa, segundo uma pesquisa feita pela Quaest em parceria com a PetLove que detalhou a relação entre os tutores e seus pets no Brasil.
Segundo os dados da pesquisa, 72% das pessoas que responderam convivem com um bichinho de estimação em casa atualmente, enquanto 22% já conviveu e 6% nunca teve um pet para chamar de seu.
Entre 17 e 20 de junho, foram ouvidas 1.001 brasileiros com 16 anos ou mais para a pesquisa, com margem de erro estimada em 3,1 e 95% de confiança. A coleta dos dados foi realizada por meio de aplicação online de questionários estruturados.
Além disso, metade dos tutores disseram ter adotado seu animal de estimação. Para 28% das pessoas, o pet foi dado como presente e 22% disseram ter comprado o animal.
Os cachorros não levam a fama de melhores amigos do homem à toa: 47% dos brasileiros já teve pelo menos um cão como animal de estimação. Os gatos vêm em segundo lugar, com 23%, seguidos pelas aves, com 12%.
E a maioria dos pets encontrados em lares brasileiros são sem raça definida (SRD), os famosos vira-latas — 32% dos cachorros e 52% dos gatos.
Dentre as raças mais comuns, estão os pitbulls (7%), poodles (6%) e shih tzus (6%) entre os cachorros; e o siamês (16%), o persa (3%) e o angorá (3%) entre os gatos.
Para 93% dos entrevistados, os animais de estimação são considerados parte da família. E 94% consideram que cuidar de um bichinho melhorou sua saúde mental.
Fonte: CNN Brasil