A Defesa Civil de Aracaju recebeu do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), na manhã desta sexta-feira, 30, o aviso de probabilidade de chuva para este sábado, 31, o qual deve seguir até o domingo, 1º. Nas 24 horas de vigência do aviso, a possibilidade é que seja registrado um acumulado de chuva de cerca de 50 milímetros.
A chuva prevista para o final de semana, contudo, pode abrir uma temporada de precipitações na primeira quinzena de agosto, o que é atípico para o mês que, em Aracaju, não costuma registrar chuvas. O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, explica que, a provável chuva do final de semana pode ser vista já na terça-feira (27).
“O Centro de Meteorologia de Sergipe [CMS] já havia visto essa chuva pelos mapas e, com o aviso enviado pelo CPTEC, reforçamos a probabilidade de chuva de amanhã para domingo. Pode até chover menos do que está previsto, mas é grande a chance de chuva. Assim, como já é de costume, por parte da Prefeitura, manteremos equipes de plantão e sob monitoramento. Passamos os últimos quatro dias com sol, então, deu para a natureza se recuperar, diminuir a saturação do solo, os rios baixarem suas cotas, portanto, temos total capacidade de responder positivamente ao volume de chuva previsto, sem maiores impactos para a população”, aponta Silvio Prado.
Ondas
A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), comunica que a passagem da frente fria poderá ocasionar agitação marítima, com ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sul, com até 3,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, do Espírito Santo e da Bahia, ao sul de Caravelas, entre as noites de 31 de julho e de 1° de agosto.
O avanço do mesmo sistema meteorológico poderá provocar ondas, em alto-mar, de direção Sul a Sudeste, com até 4,0 metros de altura, entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, ao sul de Natal, entre a noite de 30 de julho e a manhã do dia 2 de agosto. Além disso, há condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sudeste a Leste, com até 3,0 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador, de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco, ao sul Recife, entre a noite de 31 de julho e manhã do dia 2 de agosto.