Da redação, AJN1
Nesta segunda-feira (9), o Ministério da Integração Nacional (MIN) reconheceu, via publicação no Diário Oficial da União, mais um município sergipano em situação de emergência em virtude dos efeitos da seca que castiga o Estado. Desta vez, a cidade de Cumbe solicitou ajuda.
Com a inserção de Cumbe na lista, Sergipe tem 22 municípios em situação de calamidade hídrica. São eles: Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Carira, Graccho Cardoso, Itabi, Macambira, Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Ribeirópolis, Cedro, Propriá, Telha, Porto da Folha, Simão Dias, Poço Verde, Moita Bonita, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Gararu e Feira Nova.
A lista ainda pode aumentar, isso porque Canindé e Monte Alegre já solicitaram a homologação do Estado e devem ser reconhecidos pelo Ministério nos próximos dias, de acordo com o boletim atualizado emitido pela Defesa Civil do estado de Sergipe.
Reconhecimento
O reconhecimento federal permite o acesso às ações de apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Uma delas é a implementação de programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal.
Também é possível obter benefícios como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil; a aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; a retomada da atividade econômica das regiões afetadas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.
Chuvas
O Ministério também decretou situação de emergência devido às fortes chuvas que caem nos municípios de Itapipoca (CE) e São Romão (MG), Itueta e Ribeirão das Neves (MG) e enxurradas em Castelo (ES).