ARACAJU/SE, 24 de novembro de 2024 , 2:42:04

logoajn1

Ministério Público de Sergipe implementa sistema que aprimora acesso da população aos serviços e informações da instituição

 

Empenhado em otimizar e ampliar o acesso da sociedade aos serviços e informações inerentes à atuação da instituição, o Ministério Público de Sergipe (MP-SE) implementou o sistema ‘MPCidadão’. A nova ferramenta, de forma centralizada e intuitiva, permite que o cidadão tenha acesso aos procedimentos extrajudiciais nas diversas áreas de atuação do MP-SE, de forma transparente, acessível e possibilitando o acompanhamento do passo a passo do procedimento. Além disso, o sistema foi desenvolvido integrado à plataforma Gov.br, facilitando o acesso dos cidadãos que já possuem contas na plataforma digital do Governo Federal.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do MP-SE, a nova ferramenta dá continuidade a uma série de investimentos da instituição em tecnologia, com a criação de sistemas e aperfeiçoamento dos serviços que são disponibilizados para os membros, servidores e cidadãos.

O coordenador da Divisão de Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ítalo Pereira Teles, responsável pelo desenvolvimento da plataforma, destacou a integração que o sistema permite e detalhou as funcionalidades em desenvolvimento. “Com o MPCidadão, o Ministério Público de Sergipe ultrapassou barreiras e abriu caminho para inúmeras oportunidades. Agora, o cidadão está integrado aos nossos sistemas, permitindo sua participação direta nos serviços oferecidos. Um exemplo concreto disso é a nova funcionalidade em fase de desenvolvimento, que permitirá ao cidadão ou advogado enviar manifestações e interagir diretamente em procedimentos extrajudiciais. Isso trará uma significativa agilidade ao trâmite de nossas atividades, promovendo maior eficiência e transparência”, avaliou.

O secretário-geral do MP-SE, Nilzir Soares Vieira Junior, enalteceu o papel do novo sistema em aproximar à população do órgão. “Esse é mais um passo rumo à modernização da nossa instituição e reflete nosso compromisso em ampliar o acesso da população aos serviços essenciais que oferecemos. O investimento em tecnologia tem sido um dos pilares centrais nesta Casa. E essa nova ferramenta não só otimiza o acompanhamento dos procedimentos extrajudiciais, mas também fomenta a eficiência, a transparência e a agilidade do nosso trabalho”, pontuou.

Antes da implementação completa, a ferramenta passou uma fase de testes na 2ª Promotoria Distrital de Nossa Senhora do Socorro, titularizada pelo promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa – membro que participou, também, da elaboração da ferramenta MPExtra. “Foi uma honra participar não somente da comissão da construção do MPExtra e dos módulos que estão sendo adicionados, a exemplo do MPCidadão, como também ter sido a Promotoria de Justiça piloto da fase de teste do sistema. Verificamos junto com a equipe de TI sugestões para melhoria do acesso do cidadão, para que ele possa acompanhar as reclamações efetivadas junto ao Ministério Público de cunho extrajudicial, acessando o sistema na sua integralidade e atento ao andamento do inquérito civil e outros procedimentos extrajudiciais”, frisou.

O MPCidadão passou por ajustes ao longo do mês de setembro e, neste mês de outubro, foi disponibilizado para todo o estado.

Fonte: Núcleo de Comunicação MP-SE

Você pode querer ler também