ARACAJU/SE, 29 de novembro de 2024 , 20:51:19

logoajn1

Ministro vai liberar recursos para ajudar municípios afetados pela seca

Da redação, AJN1

 

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, vai assinar no próximo dia 7, em Brasília, a autorização de recursos para ajudar aos 27 municípios sergipanos que decretaram situação de emergência em virtude dos efeitos da seca. A boa nova foi articulada hoje (31), durante reunião no gabinete do ministro com os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB), Eduardo Amorim (PSC) e os deputados André Moura (PSC) e Valadares Filho (PSB).

 

A princípio, o ministro faria o anúncio das medidas de enfrentamento à estiagem aqui em Sergipe, mas, por desavenças partidárias entre o governador Jackson Barreto (PMDB) e a bancada sergipana de oposição no Congresso, a vinda de Helder foi ridiculamente abortada. 

 

Benefícios

 

Entre as medidas a serem anunciadas, estão ações de apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), uma delas é a implementação de programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa.

 

Também há benefícios como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil; a aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; a retomada da atividade econômica das regiões afetadas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.

 

Decretaram

 

Os municípios que decretaram situação de emergência são: Pedra Mole, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Carira, Graccho Cardoso, Itabi, Macambira, Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Ribeirópolis, Cedro de São João, Propriá, Telha, Porto da Folha, Simão Dias, Poço Verde, Moita Bonita, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Gararu, Feira Nova, Monte Alegre de Sergipe, Cumbe, Canindé de São Francisco, Canhoba, Aquidabã.

 

A lista ainda pode aumentar, isso porque o município de Nossa Senhora das Dores está com decreto em análise, conforme informações da Defesa Civil estadual.

 

Acesso

 

Para ter acesso a recursos emergenciais, as Prefeituras devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Após a análise por equipes da Sedec, o Ministério da Integração Nacional define o valor do recurso a ser disponibilizado para ações emergenciais.

 

 

 

Você pode querer ler também