Da redação, AJN1
A partir desta sexta-feira (3) a Igreja católica retoma as missas e celebrações com a presença de fiéis em Sergipe. No entanto, por medida de precaução em decorrência do índice elevado de pessoas infectas, na cidade de Itabaiana as atividades presenciais nas igrejas permanecem suspensas. No caso de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão ainda não há autorização por parte do Governo do Estado.
O arcebispo metropolitano dom João José Costa esclareceu que, em Itabaiana não foi autorizada as celebrações presenciais em decorrência do número elevado de pessoas infectadas. “Se esse número começar a estabilizar ou diminuir, naturalmente a gente vai autorizar. Temos a grande preocupação em evangelizar o anúncio da boa nova de Cristo a todos, mas temos que guardar em nossos corações a vida em primeiro lugar. Nós não queremos jamais, sentirmo-nos culpados, que esse vírus aumente e irmãos percam as vidas e termos favorecido esse crescimento. Por isso essas medidas de prevenção”.
As celebrações seguirão as orientações das autoridades sanitárias, respeitando o distanciamento social, com o limite de 30% de cada templo; e as normas de higienização. O arcebispo metropolitano explicou que, os fiéis poderão telefonar para as igrejas e se inscrever para participar das missas. Haverá marcação nos bancos e no acesso ao templo ficará uma pessoa responsável por higienizar e orientar as pessoas sobre o local onde deve ficar. “As inscrições para participar da missa terão que ser feitas antes, por telefone. A pessoa poderá agendar”, disse dom João José Costa.
Ainda de acordo com o arcebispo, a entrada e a saída das igrejas será feita por portas distintas. Além disso, haverá alteração no momento da comunhão. “Estamos adotando medidas preventivas para preservar a vida e a saúde de todos”, destacou o arcebispo metropolitano.