ARACAJU/SE, 2 de julho de 2024 , 9:07:27

logoajn1

Monumento em homenagem aos 90 anos do Clube de Rotary em Sergipe é inaugurado em Aracaju

 

O prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou, nesse sábado, 29, o monumento instalado pela Prefeitura de Aracaju na avenida Rotary, bairro Atalaia, que celebra os 90 anos de instalação do primeiro Clube de Rotary em Sergipe. A prestação desta homenagem foi firmada pelo gestor da capital sergipana durante um encontro com representantes do Rotary Clube de Aracaju em fevereiro deste ano, quando foi apresentado o projeto arquitetônico. Durante a solenidade, Edvaldo parabenizou o grupo pelos trabalhos realizados na capital sergipana e em todo o mundo, e destacou a importância de homenagear organizações que atuam em prol da população.

“É uma alegria grande inaugurar este monumento que faz jus a importância, tradição e o compromisso do Rotary Internacional com a humanidade. Quando a ideia foi apresentada para mim, em fevereiro deste ano, aceitei de imediato. A raiz da minha decisão está na importância do Rotary, uma das instituições mais relevantes do mundo e que, entre diversas iniciativas, encampou a luta e reforçou a importância da vacinação contra a poliomielite. O Rotary merece esse monumento que está em um dos lugares mais movimentados da nossa cidade. Aqui, as pessoas vão poder ver e compreender melhor o papel desse grupo e até descobrir o significado do nome dessa avenida que liga a um cartão postal da cidade. As pessoas vão saber o que significa o Rotary, uma instituição filantrópica que prega o bem na nossa cidade e em todo o estado de Sergipe”, salientou.

Uma das figuras ilustres presentes na solenidade foi o presidente do Rotary Internacional 2025-26, Mário César Martins de Camargo, o quarto brasileiro a ocupar este cargo nos 120 anos de existência do Rotary. Na ocasião, ele destacou como a entrega do monumento colabora com a promoção da imagem do grupo e se torna um reconhecimento ao trabalho do Rotary ao longo desses 90 anos em Aracaju e em Sergipe.

“O Rotary trabalha em sintonia com a comunidade e com as forças políticas. Hoje, o que tenho como presidente internacional de Rotary, é agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira por essa iniciativa para a construção deste marco. Esse monumento ajuda na promoção da imagem pública da nossa instituição. O Rotary vive de conhecimento como retribuição ao investimento que fazemos nas comunidades. Aqui em Aracaju, em São Paulo, em Nova Iorque, em todos os lugares, o Rotary atua para mitigar as mazelas das comunidades. Enfrentamos problemas de violência, de meio ambiente, de incapacidade econômica, enfim, tratamos de agendas muito amplas e é importante que tenhamos o apoio e a parceria do poder público nessas iniciativas. Esse marco vem fazer parte desse conjunto de parceria entre o Rotary e a Prefeitura de Aracaju para promover a nossa marca e ter mais rotarianos no grupo”, afirmou.

O governador do distrito 4.391, eleito para o biênio 2024-25, Jorge Carvalho, que representa os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, também participou do ato de inauguração e falou sobre a emoção de celebrar a entrega dessa construção na avenida Rotary, local nas proximidades da Orla da Atalaia, uma das áreas mais movimentadas da cidade, que agora homenageia o grupo de forma dupla.

“A emoção deste momento é muito grande, em comemoração aos 90 anos do rotarismo em Sergipe. É um presente da Prefeitura de Aracaju, com esse monumento belíssimo desenhado pelo arquiteto Ruy Almeida. Hoje contamos ainda com a presença ilustre do presidente Mário César de Camargo, que tem agenda em todo o planeta e hoje resolveu vir a Aracaju para abraçar os rotarianos de Sergipe. É uma imensa alegria poder participar da inauguração desse monumento, poder estar aqui com o presidente Mário César de Camargo e com os amigos e companheiros rotarianos de Sergipe, de Alagoas e da Bahia, no dia em que tomo posse como governador do distrito 4.391, isso me deixa extremamente feliz. Espero ter energia suficiente, clareza, discernimento e equilíbrio para, ao longo desse ano rotário, não buscar os meus companheiros que aplaudiram a escolha do meu nome para governar esse distrito que articula os clubes de Rotary desses três estados”, declarou.

O secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, explicou que, para a construção do monumento, foram investidos cerca de R$ 65 mil. O projeto arquitetônico é do rotariano Ruy Almeida e, segundo Ferrari, “a obra se complementa de forma harmônica com os Arcos da Orla da Atalaia, um dos principais cartões postais da nossa capital”.

Também estiveram presentes na solenidade o diretor do Rotary Internacional, Henrique Vasconcelos; o presidente do Rotary Clube de Aracaju, Luciano Oliveira e a nova presidente eleita, Rosa Amélia Dantas; os membro do Colégio dos Governadores, Danilo Santos, José Boa Sorte, Marly Ribeiro, Josue da Silva, Luiz Cruz, Iara Cruz, Bonifácio Fortes Neto e Hugo Dória; o arquiteto criador do monumento, Ruy Almeida; os secretários municipais da Educação, Ricardo Abreu; da Fazenda, Jeferson Passos; da Saúde, João Vitor Burgos; da Comunicação, Elton Coelho; e do Turismo, Jorge Fraga; o juiz de direito, Anselmo Oliveira; o presidente da Academia Brasileira Rotária de Letras, Geraldo Leite; o presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento; o comandante geral da Capitania dos Portos de Sergipe, capitão de Fragata Alexandre Almeida; e o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Antônio Luiz dos Santos.

O Rotary

Rotary é uma organização internacional não governamental que congrega profissionais representativos das mais diversas áreas do conhecimento. A entidade tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida e da compreensão entre as nações através de programas de ações humanitárias e prestação de serviços a nível local e global.

O clube não tem fins lucrativos e possui mais de um milhão de sócios representativos no mundo, sendo mais de 60 mil no Brasil, distribuído em 38 distritos com seus clubes.

O grupo considera o companheirismo como um dos pilares da sua organização, acredita e pratica o lema “dar de si antes de pensar em si”.

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

Você pode querer ler também