Nesta segunda-feira (15), o espaço de testagem foi montado na praça Franklin Roosevelt, no bairro América, onde foram realizados 125 testes RT-PCR.
A escolha dos espaços públicos para a elaboração do cronograma leva em consideração o cenário epidemiológico dos bairros, a partir do qual se consegue visualizar, por meio do monitoramento, os números de casos por bairro.
Segundo a técnica de Agravos Agudos da Vigilância Epidemiológica da SMS, Mariana Aragão, o programa TesteAju, desde o início do projeto, no mês de agosto, já realizou 14.826 testes RT-PCR, considerado o padrão ouro para detecção do coronavírus.
Fluxo da Ação
Ao chegar no local, o cidadão recebe uma senha e, quando chamado, a partir da ordem de chegada, realiza um cadastro, a partir do qual a SMS será notificada sobre os casos: assintomáticos ou não. Depois, a equipe cria a etiqueta de identificação, com nome, data de nascimento e dia da coleta, entre outros dados que permitam o monitoramento.
“Em seguida, a coleta é feita através do swab (cotonete de haste longa), utilizado para testes RT-PCR. O material retirado, o DNA, é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), que analisa as amostras. O tempo médio para entrega da análise fica entre 3 e 5 dias”, explica.
População
O TestAju promove testagem em locais estratégicos e de fácil acesso para a população, o que tem agradado aracajuanos como Erinaldo de Carvalho, que reside no bairro América e se programou para fazer o teste no ponto instalado na praça.
“A Saúde Aracaju está de parabéns, pois a assistência foi maravilhosa, mesmo com a procura sendo grande foi muito rápido. Sempre cobro que todos em casa façam sua parte. Não podemos aglomerar, sair de casa somente se necessário, lavar e higienizar as mãos sempre que precisar, levar mais de uma máscara para trocar e lavá-la corretamente, e orientar todos em casa sobre os cuidados”, enfatizou.
A moradora Edjeane Ferreira da Silva foi uma das primeiras a chegar. “Eu fiquei sabendo da ação e vim logo cedo fazer o teste. É muito importante manter esse controle sobre os casos em todos os bairros”, avaliou.
Resultado
O aracajuano pode verificar o resultado do teste na plataforma digital AjuInteligente ou pela central telefônica, no 0800-729-3534, opção 1.