Nesta segunda-feira (26), moradores do bairro Japãozinho, Zona Norte da capital, fez testes RT-PCR e testes rápidos de Covid-19, ambos em pessoas assintomáticas. Foram realizados 93 testes nas duas modalidades. A próxima ação do programa ocorrerá na quarta-feira, dia 28, no cruzamento da rua Praia de Aruana com a rua José Vicente de Almeira, bairro Aruana.
“Assim como em todas as ações, o material coletado pelo swab [cotonete] é enviado ao Laboratório Central (Lacen), que é o responsável pela análise das amostras. A depender da demanda, o tempo de entrega do resultado leva cerca de sete dias. Já no teste rápido, o usuário aguarda uns 20 minutos e já sai com o resultado, dizendo se ele teve contato ou não com o vírus”, explica a técnica de Agravos Agudos da Vigilância Epidemiológica da SMS, Mariana Aragão.
Aplicação
Além das formas diferentes de coleta de amostras, os dois tipos de testes realizados também possuem finalidades diferentes. O teste molecular (RT-PCR) tem função diagnóstica e consegue detectar a presença do vírus no organismo do indivíduo. Já o teste rápido, detecta ou não a presença de anticorpos, através do IgG ou IgM, e auxilia no mapeamento da população que já teve contato com o vírus.
Orientações
Tanto os testes RT-PCR realizados no TestAju, quanto os que são coletados nas UBS com atendimento Covid-19 têm prazo médio de sete dias para entrega dos resultados. O município recebe os resultados que são analisados e entregues pelo Lacen, mas os usuários têm dois canais de comunicação para solicitá-los.
A partir do cadastramento no AjuInteligente é possível enviar uma solicitação de resultado. Outra opção é através da central telefônica, no 0800 729 3534, opção 1, de segunda a sexta-feria, das 7h às 17h.
Pessoas com sintomas de síndromes gripais, devem buscar atendimento nas UBS com atendimento exclusivo. São elas: Onésimo Pinto (Jardim Centenário); Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); José Machado de Souza (Santos Dumont); e Geraldo Magela (Orlando Dantas). Todas funcionam diariamente, das 7h às 18h.