ARACAJU/SE, 25 de setembro de 2025 , 17:03:22

Morre aos 70 anos o sanfoneiro sergipano Zé Américo de Campo do Brito

 

O cantor e sanfoneiro José Américo Fonseca Costa, conhecido como Zé Américo de Campo do Brito, morreu nesta quarta-feira (24), aos 70 anos, em Santa Catarina. O artista estava internado desde o último dia 18 para tratamento de complicações de saúde decorrentes de um câncer e seria submetido a uma cirurgia reparadora. Ele deixa esposa, três filhos e dois netos.

Segundo familiares, o corpo será transladado para Aracaju na sexta-feira (26), onde acontecerá o velório. Depois, seguirá para Itabaiana, onde ocorrerá o sepultamento.

Natural de Campo do Brito, município que carregava em seu nome artístico, Zé Américo ganhou projeção com o lançamento do álbum Sonho de um Agresteiro. Ao longo da carreira, participou de programas de TV locais e nacionais, além de dividir palco com artistas consagrados como Dominguinhos. Também foi premiado com a Sanfona de Ouro (2012) e o Troféu Marlins (2014), tornando-se um dos grandes representantes do forró autêntico.

A morte do artista gerou grande comoção. A Prefeitura de Campo do Brito emitiu nota de pesar destacando a importância de Zé Américo como símbolo cultural da cidade e do Estado. A Secretaria de Cultura de Aracaju também lamentou a perda:

“Nossos sentimentos à família enlutada e a toda comunidade forrozeira de Sergipe diante dessa perda inestimável. Que sua sanfona continue tocando nos corações de quem vive o forró”, publicou em nota.

Você pode querer ler também